Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

TJMS obtém 4º posição no Censo Nacional do Poder Judiciário

O Censo foi elaborado para coletar informações socioeconômicas e funcionais de magistrados e servidores.

TJ/MS

21 de Janeiro de 2014 - 13:00

No ano de 2013 o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) realizou o Censo Nacional do Poder Judiciário com o objetivo de conhecer o perfil da força de trabalho do Judiciário brasileiro a fim de, posteriormente, desenvolver políticas na área.

Em um primeiro momento, o recenseamento se direcionou apenas aos servidores, que contaram com 45 dias para respondê-lo. Posteriormente, entre 4 de novembro e 20 de dezembro de 2013, foi aberto prazo para que os magistrados também pudessem preenchê-lo.

O Censo foi elaborado para coletar informações socioeconômicas e funcionais de magistrados e servidores. Aos servidores foram feitas ao todo 43 perguntas com a intenção de conhecer desde seu grau de envolvimento com suas atividades até seu nível de satisfação com as funções desenvolvidas e com o tribunal onde trabalham; passando por pontos menos subjetivos, como média de horas trabalhadas no dia, nível de escolaridade e estado civil.

Para os juízes foram disponibilizadas 60 perguntas divididas em quatro blocos. Elas foram respondidas por magistrados ativos da Justiça Estadual, Federal, Trabalhista, Eleitoral e Militar, além dos Ministros dos tribunais superiores, do CNJ, do CJF (Conselho da Justiça Federal) e do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho).

Entre os magistrados, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul atingiu um percentual de 69,54% de participação.

O questionário foi aplicado a todos os servidores detentores de cargo efetivo ou cargos em comissão e aos servidores de outros Poderes cedidos ao Judiciário; dispensados os servidores do Poder Judiciário cedidos a outros órgãos dos Poderes Executivo ou Legislativo, policiais miliares destacados para fazer segurança, estagiários, terceirizados e agentes comunitários de justiça.

Para eles o Censo foi realizado no período entre 26 de agosto e 21 de outubro de 2013. Esta primeira etapa foi aplicada a aproximadamente 285 mil servidores e respondida por 60% deles (173 mil).

De acordo com relatório disponibilizado pelo CNJ, no Mato Grosso do Sul, dos 3.256 servidores do TJMS 2.611 responderam ao Censo do Poder Judiciário, uma participação de 80,19%.  Entre os Tribunais Estaduais o TJMS obteve a 4º colocação em números de participantes, ficando atrás apenas do TJRS, TJMA e TJAM.