Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

TJMS sedia de 14 a 17 de agosto o II Encontro de Gestores do SAJ

Com a participação de 26 inscritos, oriundos de vários estados brasileiros, o primeiro dia de trabalho do evento será no TJMS e o restante da programação ocorrerá em Bonito.

TJ/MS

13 de Agosto de 2013 - 16:20

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Judicial de MS (Ejud-MS), realiza, de 14 a 17 de agosto, o II Encontro de Gestores do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Com a participação de 26 inscritos, oriundos de vários estados brasileiros, o primeiro dia de trabalho do evento será no TJMS e o restante da programação ocorrerá em Bonito.

Os encontros de gestores do SAJ têm por objetivo principal reunir todos os Tribunais que utilizam o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) para discutir problemas e soluções em comum. Além do TJMS, outros oito tribunais utilizam o SAJ: TJSC, TJSP, TJBA, TJAL, TJRN, TJCE, TJAM e TJAC.

Toda a programação está voltada para palestras técnicas e rodadas de discussão sobre soluções existentes nos tribunais que possam ser adotadas em outros, somando experiências positivas e negativas, contribuindo para a evolução do sistema e, consequentemente, para a justiça nacional.

Pelos próprios gestores do SAJ, serão apresentados projetos de implantação da ferramenta de gravação de audiências e de implantação de central de serviços; problemas e soluções para cálculo de pena; módulo adquirido pelo TJMS que permite a centralização e gestão das custas para mandados de oficiais de justiça e, também, o novo módulo de votação presencial eletrônica; metodologia de trabalho para gestão de contrato com a Softplan e sistema de administração de precatórios (SAPRE).

Haverá mesa de discussão sobre o repasse de problemas recorrentes no SG5 e soluções, bem como sobre integrações e convênios, com suas especificações, funcionalidades e características em cada tribunal.

A programação será concluída com a apresentação de um relatório final do evento.

O Tribunal de Justiça de MS implantou em 1999, por meio de contrato com a Softplan, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) para a gestão e andamento de processos judiciais estaduais. O SAJ possui módulos e funcionalidades diversas que auxiliam na automação dos processos de trabalho, reduzindo o tempo de tramitação do processo com o alvo de atingir a prestação jurisdicional à sociedade em tempo razoável.