Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Total de internos supera em 354% o número de vagas nas Uneis

O Estado apareceu entre os piores resultados, perdendo apenas para o Maranhão, onde este percentual era de 459%.

Correio do Estado

09 de Agosto de 2013 - 16:47

Em inspeção realizada em março do ano passado em unidades de internação provisória ou definitiva, promotores de Justiça da Infância e Juventude descobriram que o total de internos superava em 354% o número de vagas, em Mato Grosso do Sul. O Estado apareceu entre os piores resultados, perdendo apenas para o Maranhão, onde este percentual era de 459%.

Na ocasião, os promotores relataram ter encontrado estabelecimentos superlotados em 15 estados, além do Distrito Federal. O Brasil tem atualmente um déficit de quase 3 mil vagas para acolher os 18.378 jovens em conflito com a lei obrigados a cumprir medidas socioeducativas. As informações são do segundo relatório do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), divulgado ontem (8).

O melhor resultado foi verificado no Piauí, onde 6% das vagas disponíveis estavam ocupadas. A superlotação também foi verificada em grande parte das 105 unidades de semiliberdade visitadas. O relatório Um Olhar Atento às Unidades de Internação e Semiliberdade para Adolescentes aponta outros problemas constatados nas unidades visitadas, como a falta de separação dos internos por faixas etárias, porte físico e tipos de infração.

(Com informações da Agência Brasil)