Sidrolandia
Trabalhadores anunciam greve no Bertin a partir de 2ª
Os funcionários realizaram assembleia, mesmo sob a ordem de deter quem chegasse ao local
Campo Grande News
01 de Outubro de 2010 - 15:14
Os trabalhadores do frigorífico Bertin, localizado na saída para Sidrolândia, decidiram nesta sexta-feira pela paralisação dos trabalhos a partir de segunda-feira (4). Os funcionários realizaram assembleia, mesmo sob a ordem de deter quem chegasse ao local.
No período da manhã, os motoristas que buscam os trabalhadores receberam ordens do frigorífico para não deixar ninguém descer dos ônibus.
Ficou todo mundo preso no ônibus, no calor, sem saber o motivo. Os funcionários tiveram que arrebentar a porta e descer para participar da assembleia. É dessa maneira que o frigorífico trata seus funcionários, esclarece Vilson Gimenes, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande.
As polícias Militar e Civil estiveram no local, mas não houve tumulto significativo. Cerca de 2.000 funcionários trabalham no local, abatendo em média 2.000 animais por dia.
No dia 10 de setembro, o Bertin anunciou a demissão de 180 trabalhadores, em retaliação pelo possível início de greve.
Os funcionários do frigorífico reivindicam plano de saúde, participação nos lucros e fim do turno aos sábados. No dia 21 do mês passado, os funcionários anunciaram greve, mas voltaram atrás depois que o Bertin protocolou no sindicato rodada de negociação para o dia 30 de setembro.
Como não houve apresentação de propostas, os trabalhadores decidiram pela paralisação.