Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

TRE agenda diplomação de Murilo Zauith para dia 23

Diario MS

11 de Fevereiro de 2011 - 08:51

TRE agenda diplomação de Murilo Zauith para dia 23
TRE agenda diploma - Foto: H

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul agendou para o dia 23 de fevereiro (uma quarta-feira), a solenidade de diplomação do prefeito eleito de Dourados Murilo Zauith (DEM). A informação foi confirmada ontem pela assessoria do tribunal. A solenidade vai acontecer às 10h, na sala do tribunal do júri no Fórum de Dourados, e contará com a presença do presidente do TRE/MS, desembargador Josué de Oliveira.

Inicialmente, a diplomação do democrata estava marcada para o dia 28 de fevereiro e a posse para o dia 1º de março. No entanto, no domingo, o desembargador afirmou que a diplomação e a posse poderiam ser antecipadas devido à necessidade do município de restabelecer a normalidade administrativa.

“Teremos que esperar alguns dias para que seja feita a prestação de contas do candidato eleito, porém, assim que expirar esse prazo de dez dias poderemos antecipar a diplomação”, afirmou na ocasião o presidente. Josué de Oliveira esteve em Dourados no final de semana para acompanhar de perto a eleição fora de época para escolha do novo prefeito.

A prestação de contas de Murilo foi entregue na terça-feira no cartório da 43ª Zona Eleitoral. Conforme a chefe do cartório, Milca Pereira, a análise das contas de campanha do prefeito eleito foi concluída ontem pelos técnicos da Justiça Eleitoral em Dourados. De acordo com a servidora, na análise não foi encontrado nenhum indício de irregularidade que possa interferir na diplomação do prefeito eleito.

Milca informou que a prestação de contas do democrata foi encaminhada ontem ao MPE (Ministério Público Eleitoral). O órgão tem um prazo de 48 horas para emitir um parecer da prestação de contas. Caso os gastos de campanha de Murilo sejam aprovados pelos promotores eleitorais, o documento segue para sentença do juiz eleitoral da 18ª Zona Eleitoral, José Domingues Filho.

A expectativa é de que a prestação de contas seja encaminhada ao juiz até o final da tarde de segunda-feira. “Após a aprovação das contas de campanha pelo juiz eleitoral, o tribunal precisa aguardar um prazo de oito dias para realizar a diplomação. Pela agenda divulgada pelo TRE, a diplomação vai acontecer no próximo dia 23”, explicou a chefe do cartório da 43ª Zona Eleitoral em Dourados.

Murilo vai assumir a Prefeitura de Dourados com a missão de reorganizar a administração pública municipal, abalada pelos escândalos de corrupção que levou, em setembro do ano passado, o ex-prefeito Ari Artuzi (sem partido), o vice Carlinhos Cantor (PR) e nove dos 12 vereadores para a prisão. O mandato do prefeito eleito vai até 31 de dezembro de 2012.