Sidrolandia
TRE multa candidatos ao governo do PSB e DEM na Paraíba
O magistrado entendeu que houve propaganda explícita com nítida promoção de caráter eleitoreiro.
Terra
06 de Agosto de 2010 - 15:00
O candidato a governador, Ricardo Coutinho (PSB), ex-prefeito de João Pessoa, e o senador candidato à reeleição, Efraim Morais (DEM), foram multados por propaganda antecipada, que teria sido feita durante o "3º Encontro da Oposição" realizado no município de Sousa no mês de maio deste ano. Os eventos, que ficaram conhecidos como "Encontrões", foram realizados em vários municípios paraibanos antes da homologação das candidaturas.
O juiz eleitoral auxiliar do TRE, Rodrigo Marques Silva, julgou procedente a representação do Ministério Público Eleitoral e estabeleceu multa no valor de R$ 8 mil para o socialista e de R$ 5 mil para o democrata. A multa do candidato a governador foi maior por já ter sido punido anteriormente por campanha antecipada. O magistrado entendeu que houve propaganda explícita com nítida promoção de caráter eleitoreiro. Ainda cabe recurso da decisão.
De acordo com o magistrado, Efraim e Ricardo durante entrevista a uma emissora de rádio de Sousa teriam infringido a legislação eleitoral. O democrata disse que a "Paraíba cansou do atual governador, que teve dez anos para mudar a história da Paraíba e nada fez. Então, nós temos que seguir exatamente esse caminho, a vontade do povo, um novo governo que tenha responsabilidade e acima de tudo que tenha a sua história como grande administrador, que foi da Capital da Paraíba e com certeza será um grande administrador da Paraíba toda".
Já Ricardo falou o seguinte: "Nós precisamos e eu tenho plena convicção disso, de um choque de desenvolvimento neste Estado, ou seja, choque de democracia, orçamento democratizado, conselhos funcionando, precisamos de um choque, de um choque de desenvolvimento. Eu tenho experiência nesse sentido, porque eu acho que tenho o direito de dialogar com o povo paraibano acerca desses caminhos".
O juiz Rodrigo Marques entendeu que os discursos não se limitaram a expor plataformas e projetos políticos, ao contrário, ambos enalteceram o então pré-candidato Ricardo Coutinho ao Governo do Estado, como gestor público experiente e o mais capacitado para o exercício da função pública, projetando assim, em período vedado, a sua candidatura.