Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Três Lagoas elege delegados para a 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Conforme a programação, as atividades vão das 7h30 às 16 horas, com apresentações culturais, palestras, formação e debates de grupos de trabalho

Notícias MS

31 de Julho de 2013 - 14:36

“Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil Afirmativo”. Esta é a temática da II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Três Lagoas, que começa com o credenciamento, a partir das 7h30 desta quinta-feira (1º/8), no Centro Cultural da Secretaria Municipal de Educação do município. Durante o evento serão eleitos delegados para a etapa estadual.

A solenidade de abertura do evento conta com a presença da coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito, da Secretaria Estadual de Governo (Segov/MS), da prefeita municipal de Três Lagoas Marcia Moura e da presidente do Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul “Raimunda Luzia de Brito” (Cmnegras/MS), Ana José Alves Lopes.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Inozemar de Souza Braga, técnica de Educação Física do município, cerca de 100 pessoas participam da Conferência que tem por objetivo discutir temáticas sobre as políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social. “Vamos discutir questões raciais e as principais diferenças que ainda existem entre as pessoas”, disse a professora Inozemar, ao afirmar que infelizmente o preconceito e a discriminação racial existem e “ainda são fortes”, alertou ela.

Durante a realização da II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Três Lagoas, serão eleitos delegados para participar da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul, que vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Hotel Chácara do Lago (rua Bom Retiro 1090), em Campo Grande.

Na etapa estadual serão escolhidos 23 delegados para representar o Estado na Conferência Nacional (III Conapir), que vai acontecer no período de 5 a 7 de novembro de 2013, em Brasília (DF).

Política da Igualdade

A Conferência Estadual tem por objetivo reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade civil com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade e avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. A meta do governo é propor um conjunto de recomendações para o fortalecimento do enfrentamento ao racismo e para a promoção da igualdade racial no âmbito estadual e municipal.

A etapa estadual está sendo organizada pela Secretaria de Estado de Governo, por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, com a Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS) e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

Conforme a programação, as atividades vão das 7h30 às 16 horas, com apresentações culturais, palestras, formação e debates de grupos de trabalho, inscrição para delegados, aprovação de propostas e escolha e votação de delegados para a etapa estadual.

Serviço

A abertura oficial da II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Três Lagoas está marcada para às 8 horas desta quinta-feira (1º), no Centro Cultural da Secretaria Municipal de Educação – rua Elmano Soares, 670 – Centro de Três Lagoas (MS).