Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Três municípios recebem apresentações sobre a safrinha nesta semana

Entre os assuntos das palestras, estão: manejo do solo, fertilidade, posicionamento de híbridos de milho, manejo de nitrogênio e eficácia do uso de fungicidas

Famasul

26 de Novembro de 2014 - 09:01

A Fundação MS, em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) prossegue com as apresentações de resultados de pesquisas sobre a safrinha. Nesta terça-feira (25), os pesquisadores encontram-se em São Gabriel do Oeste, no Sindicato Rural da cidade. Já nos dias 26 e 27, o circuito passa por Sidrolândia e Maracaju, respectivamente. Entre os assuntos das palestras, estão: manejo do solo, fertilidade, posicionamento de híbridos de milho, manejo de nitrogênio e eficácia do uso de fungicidas.

Por meio das apresentações, os produtores serão orientados, ainda, para a tomada de decisão, com recomendações de novas tecnologias que poderão ser utilizadas no próximo ano. “Realizamos esse circuito duas vezes por ano: na safra, em maio; e na safrinha, em novembro”, salienta o diretor executivo da instituição, Renato Roscoe.

“Vamos discutir sobre a adubação nitrogenada no milho safrinha e também falaremos sobre fixação biológica do nitrogênio para esta cultura”, explica o pesquisador da Fundação MS, Douglas Gitti, um dos palestrantes.

Outro ponto debatido é a validação de híbridos de milho, que pode ajudar produtores rurais e consultores a escolherem materiais mais adequados para a próxima safrinha. Em média, cerca de 70 híbridos foram testados em diversas regiões do Estado. “Com isso, será possível fazer um ranqueamento e a posição dos materiais nas tabelas. Toda safrinha a gente repete esse trabalho, mantendo os híbridos que já são padrões e os de lançamento”, explica o pesquisador de fitotecnia milho da Fundação MS, André Lourenção.

Combate a doenças nas plantas - A eficácia do uso de fungicidas no combate a doenças como mancha-marrom e a mancha foliar está entre os assuntos abordados. Os principais estudos foram feitos com o incremento de diferentes híbridos de milho, verificando qual o melhor momento de aplicação do recurso. O objetivo é, além de controlar doenças, elevar a produtividade e margens de lucro das lavouras. Este assunto será um dos temas abordados durante as apresentações de resultados de pesquisas sobre a safrinha, no mês de novembro, em 10 municípios de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com o pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Grigolli, o produtor deve se preocupar com o momento ideal de aplicação dos produtos, que pode depender do maquinário disponível na área. “Temos dois períodos chave para a aplicação. O primeiro é com o milho no estágio que chamamos de V8 (quando a planta já está com oito folhas desenvolvidas), e o segundo é no pré-pendoamento (neste estágio, o milho já apresenta um grau maior de desenvolvimento)”, ressalta. 

No entanto, isso depende, também, do produto que será utilizado e das condições climáticas durante a condução da lavoura. “Em tese, anos mais chuvosos resultam em mais doenças e, como regra geral, duas aplicações podem resultar em maiores produtividades, enquanto os anos mais secos representam menos doenças e, desta forma, menor necessidade do uso de fungicidas”, explica o pesquisador. 

Confira abaixo as próximas cidades que receberão as palestras:

1.       Sidrolândia: 26/11 Local: Sindicato Rural

2.       Maracaju: 27/11 Local: Sindicato Rural

3.       Campo Grande: 02/12 Local: Famasul

4.       Bonito: 03/12 Local: Sindicato Rural

 

Outras informações podem ser obtidas pelo site da www.fundacaoms.org.br, ou pelo telefone (67) 3454-2631.