Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

UEMS Aquidauana é referência nacional em ciências agrárias

Na última avaliação publicada do Enade, os dois cursos obtiveram nota 4, figurando entre os melhores do País

MS Noticias

31 de Janeiro de 2011 - 17:25

A unidade da Uems em Aquidauana acaba de formar duas novas turmas – de Agronomia e Zootecnia – comemorando a posição de uma das referências no Brasil na formação de profissionais na área das ciências agrárias.

Na última avaliação publicada do Enade, os dois cursos obtiveram nota 4, figurando entre os melhores do País. Além disso, funciona na unidade o curso técnico em agropecuária com grande tradição na formação profissional de alunos com nível médio.

O curso técnico da unidade é mais antigo que a própria UEMS. Surgiu na década de 1970 com o nome de Centro de Ensino Rural de Aquidauana (Cera) e funcionou até o ano 2000, quando foi incorporado pela Universidade. O gerente da UEMS em Aquidauana, Wagnes Velasques, formou-se pelo Cera em 1978 e conta que em sua época o local já era reconhecido como um grande destaque na formação profissional direcionada para atuação no campo.

De acordo com Wagnes, a UEMS de Aquidauana tem uma atuação fundamental na região especialmente na capacitação e orientação de produtores locais. “Além da parte educacional, a UEMS movimenta aproximadamente R$ 10 milhões ao ano para a cidade. É uma das grandes dinamizadoras da economia local”, afirma Wagnes. Atualmente a unidade conta com aproximadamente mil alunos – sem contar as inscrições para o ano letivo de 2011.

A infraestrutura da Uems de Aquidauana acompanha a qualidade dos cursos oferecidos em Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e técnico em Agropecuária. A unidade é instalada em uma fazenda com 800 hectares, conta com aproximadamente 500 cabeças de gado e todos os equipamentos necessários para desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Compromisso dos alunos

O engajamento dos alunos com seus cursos também é uma marca forte da UEMS em Aquidauana. Exemplo disso é Antenor Luiz Braga Netto que no dia em que comemorou sua colação de grau fez questão de ir até a universidade, pela manhã, auxiliar os colegas no manejo de alguns animais. Mesmo antes de pegar o diploma, Antenor foi aprovado em um programa de mestrado e utilizará em sua dissertação uma base de dados que colheu enquanto ainda era aluno do curso de Zootecnia.