Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Um mês após o inverno, MS terá 12 dias seguidos de frio e até geada

Com exceção do extremo Norte, o tempo será de chuva, no sábado e domingo, seguida de descargas elétricas em todo estado.

Campo Grande News

20 de Julho de 2013 - 08:20

Um mês após o início do inverno, uma frente fria deverá causar chuva e, junto com uma massa de ar polar, derrubar as temperaturas a partir de segunda-feira em Mato Grosso do Sul. O sul-mato-grossense deverá tirar os casacos do guarda-roupa por um bom tempo, já que serão 12 dias seguidos de muito frio e até com geada na região sul de MS. A temperatura deverá cair para zero grau na região sul do Estado. Na Capital, a mínima deverá atingir espantosos 3º.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima de e dos Recursos Hídricos) o tempo começa a mudar com chuva no Centro-Norte e o volume estimado é de 10 milímetros. Na região Centro-Sul deve chover pelo menos 20 milímetros, o que vai fazer a massa de ar ficar bastante úmida.

Segundo a meteorologista do Cemtec, Cátia Braga, a frente fria vem acompanhada de chuva e depois do tempo chuvoso vem à massa de ar polar com muita intensidade e velocidade. “Nós vamos passar por um fenômeno chamado friagem, onde as temperaturas ficam baixas no Estado, inclusive em todo Centro-Oeste”, explica.

Depois do período de chuva, a umidade relativa do ar volta a baixar e os dias serão de sol, mas com muito frio. “Nós estamos em um mês bem atípico, pois a temperatura deveria estar mais baixa”, diz. Desde o início do inverno, o camp-grandense vem convivendo com um calor em torno de 30º.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Campo Grande o fim de semana será chuvoso, mas não haverá frio. A temperatura deverá oscilar entre a mínima de 17º e a máxima de 25º (domingo). A temperatura começa a cair na segunda-feira (22), com mínima de 10ºC. O dia mais frio, com mínima de 3º, será na terça-feira.

Em Ponta Porã, também chove no sábado e domingo e a temperatura deve ficar entre 10ºC e 4ºC na segunda-feira e na terça-feira os termômetros devem registrar 0ºC, temperatura mais baixa do ano.

Em Dourados, na segunda-feira a temperatura será de 8ºC e na terça os termômetros registram 2ºC. “A temperatura mínima é sempre registrada às 6h da manhã, apesar das noites serem bem frias”, diz Cátia.

Com exceção do extremo Norte, o tempo será de chuva, no sábado e domingo, seguida de descargas elétricas em todo estado.