Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 1 de Dezembro de 2020

Sidrolandia

Vacinação contra o HPV teve inicio na manhã desta quinta em Deodápolis

Segundo a equipe de saúde foram realizadas nesta quinta a vacinação de 80 estudantes com idade entre 11 e 13 anos.

Assessoria da Prefeitura

20 de Março de 2014 - 16:00

As vacinações das estudantes da rede estadual de ensino no município de Deodápolis contra o HPV teve inicio na manhã desta quinta (20) com a presença da Prefeita Maria Viana e alguns funcionários da Gerencia de Saúde, entre elas a médica Cubana Mayelin Aidana que auxiliou a equipe.

“A vinda das médicas do PROVAB e da médica cubana do Mais Médicos tem nos auxiliado e muito com os trabalhos da Gerencia de Saúde. Hoje nesta oportunidade da Dr(a) tem auxiliado a equipe que dá inicio nesta manhã as vacinações contra o HPV com as alunas aqui desta escola!” ressaltou uma das enfermeiras.

Segundo a equipe de saúde foram realizadas nesta quinta a vacinação de 80 estudantes com idade entre 11 e 13 anos. A ação contou com os trabalhos da Médica Mayelin Aidana, de uma enfermeira, uma agente de saúde que trabalha na região, a Coordenadora de imunização e da Coordenadora de vigilância epidemiológica. Na manhã desta quinta (20) a Prefeita Maria Viana também compareceu a escola e destacou a importância dos cuidados com a saúde da mulher também na adolescência.

“Ver tantas meninas aqui se cuidando, nos mostra que este é um exemplo a ser seguido. É muito bom ver vocês aqui com esta consciência de que o melhor a se fazer é se cuidar ainda na adolescência. Parabéns a todas vocês pela coragem e não se esqueçam: A 2ª dose da vacina ocorrerá no mês de setembro deste ano e é muito importante que vocês tomem as duas doses! Esta vacina é para prevenir o câncer cervical e foi constatado pelo Ministério da Saúde que para a vacina ter eficácia 100% deve ser aplicada nesta faixa etária [de 11 a 13 anos de idade], que tem menos risco de ter tido contato com a doença, porem é necessário que o cronograma de vacinas seja obedecido direitinho.” destacou Maria Viana.

Nesta sexta (21) a equipe estará na E.E. Edwirges e na próxima segunda (24) a E.E. 13 de Maio receberá também a ação que faz parte de um projeto do Ministério da Saúde que visa combater o Câncer do Colo do útero. Dados apontam que O vírus HPV — sigla de papiloma vírus humano — é responsável por quase 100% dos casos de câncer no colo uterino.

No Brasil, 4.800 mulheres morrem vítimas desse câncer a cada ano, segundo dados de 2008 do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A intenção é que a vacina seja uma aliada das ações para o rastreamento do câncer do colo de útero e uma ferramenta importante na prevenção contra essa doença, que representa a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres em todo o país.

“Agora neste período da campanha esta vacina é gratuita, porem caso a adolescente tenha que tomar esta vacina a mesma poderá custar em torno de R$ 368 cada dose. Então aproveitem esta oportunidade que esta sendo oferecida a vocês através do Governo Federal que é muito valiosa para a saúde de todas vocês!” finalizou a Prefeita Maria Viana.