Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Varios Livros de autores de MS vem recebendo incentivos

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) faz um balanço dos investimentos feitos na literatura sul-mato-grossense.

Jornal o Progresso

12 de Abril de 2010 - 10:25

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), na semana em que participa como parceira do Fórum Mais Livro, Mais Leitura de Mato Grosso do Sul, durante o I Encontro Estadual do Livro e Leitura, no Centro de Convenções de Bonito. A iniciativa é do governo do Estado com apoio da Abril Educação, faz um balanço dos investimentos feitos na literatura sul-mato-grossense.
Por meio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul vêm patrocinando desde o início da atual gestão, inúmeros livros de autores sul-mato-grossenses. Em 2008, recursos foram investidos em obras como "A Arte dos Índios Kaiowá da Reserva Indígena de Dourados: Transformações e Permanência", de Lelian Chalub Amin Paschoalick, "Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de MS", de Rodrigo Teixeira, "Obras Completas de Hélio Serejo", do Instituto Histórico e Geográfico de MS, "A Questão Agrária do Mato Grosso do Sul: Uma Visão Multidisciplinar", de Rosemeire Aparecida de Almeida e a autobiografia de "João Augusto Alves".
Em 2009, o FIC-MS patrocinou os livros "História do Município de Amambai", de Almiro Pinto Sobrinho, "Arqueologia e Paleoambiente do Rio Paraná em MS", de Emília Mariko Kashimoto, "Rodeio a Céu Aberto", de Augusto César Gomes da Silva, "Amorosidades Outonais para Concertos de Sabiás na Primavera", de Sandra Ferreira Andrade, "Mato Grosso do Sul: Construção de um Estado", de Marisa Bittar, "Horizontes D’Versos", de Rubênio Marcelo, "Manoel de Barros – O Brejo e o Solfejo", de Marcelo Marinho, "Conhecendo a minha rua", de Patrícia Paulino Acunha e "Revista da UBE-MS", Coletânea Organizada por Samuel Xavier Medeiros.
Nestes dois anos, o governo do Estado destinou cerca de R$1.800.000,00 na literatura estadual, por meio de publicações."Investir no livro e na leitura é investir no fortalecimento da cultura literária, aprimorar a capacidade de expressão da população leitora e na afirmação da identidade de MS. O livro é o caminho certo e seguro para um desenvolvimento social, cultural e econômico qualificado", finalizou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.