Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Vereadores denunciam descaso da FUNAI para com os indígenas de Paranhos

Circundam o município, 05 aldeias com uma população aproximada de 5.000 indígenas que são tutelados pela FUNAI

Jaime Mel/Região News

22 de Fevereiro de 2011 - 10:50

Vereadores denunciam descaso da FUNAI para com os indígenas de Paranhos
Vereadores denunciam descaso da FUNAI para com os ind - Foto: Jaime Mel

Os vereadores de Paranhos foram unânimes em criticar a falta de atendimento da FUNAI para com os indígenas de Paranhos.

Circundam o município, 05 aldeias com uma população aproximada de 5.000 indígenas que são tutelados pela FUNAI, porém em Paranhos só existe um pequeno e precário escritório faltando praticamente tudo o que torna muito difícil qualquer atendimento ser feito no local.

Depois da aposentadoria do último chefe do posto o Senhor Luiz Américo, não teve mais um administrador e os indígenas quando necessitam de um atendimento mais preciso devem ir até Amambai ou Ponta Porã, no mínimo deslocarem cerca de 120 km para serem atendidos.

Há uma promessa por parte da FUNAI de que seria alugado um espaço melhor para funcionar o posto de atendimento no município, porém de concreto mesmo até agora nada.

Indignado com toda essa situação o vereador Gilberto Alves (PSDB) com apoio de todos os seus pares, deu entrada na Câmara na última sessão com um requerimento destinado ao Procurador da República Sr. Fábio Hilário Martines em Ponta Porã, para que o mesmo acione a FUNAI para que possa efetuar atendimentos dignos aos indígenas de Paranhos.

”Há dois anos o atendimento da FUNAI vem sendo precaríssimo em Paranhos, nossos indígenas sofrem quando necessitam de atendimentos e se encontram totalmente desprotegidos de qualquer assistência do órgão responsável que é a FUNAI, essa situação é absurda e alguma coisa tem que ser feita para que sejam sanados esses problemas.” Destacou Gilberto em sua justificativa ao requerimento.

Já o presidente da Câmara vereador Donizete além de manifestar total apoio ao requerimento sugeriu também que seja marcada uma audiência com o Procurador e que os vereadores se unam no sentido de fortalecer essa luta e conseqüentemente a população indígena no município possa ter um atendimento mais próximo ao ideal.