Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 3 de Julho de 2022

Sidrolandia

Você sabe quando sua persistência está se transformando em teimosia?

Se a persistência é fundamental em todas as áreas da vida pessoal e profissional, não seria diferente no empreendedorismo

G1 MS

30 de Outubro de 2015 - 15:24

Basta digitarmos as primeiras letras da palavra “persistência” na caixa de pesquisas do Google para que milhares de frases inspiradoras e de impacto saltem do navegador. Algumas são de conhecimento geral, como “eu não falhei, apenas descobri 10.000 soluções que não davam certo”, do inventor da lâmpada Tomas Edison.

Outras nem tanto, como “a ambição é o caminho para o sucesso; a persistência é o veículo que o leva até ele”, do desconhecido servidor público norte-americano William Eardley IV. É quase uma verdade científica o fato de que os personagens mais bem-sucedidos da história alcançaram tal feito não pelo talento ou genialidade, mas porque persistiram.

Se a persistência é fundamental em todas as áreas da vida pessoal e profissional, não seria diferente no empreendedorismo. A vontade e o perfil para empreender são essenciais na abertura de qualquer negócio, mas o grande desafio está na capacidade de mantê-la de forma sustentável e competitiva.

Mas qual a diferença entre persistência e insistência, ou teimosia? Quando a primeira se transforma na segunda, tornando-se apenas desperdício de esforço, tempo e energia? Basicamente, a insistência consiste em praticar a mesma ação da mesma forma esperando um resultado diferente. Já a pessoa persistente busca novas formas de realizar suas ações até chegar aos resultados desejados.

Não é tão simples assim, é verdade, e não há fórmulas genéricas. Compreender essa diferença e, principalmente, fazer as correções de rumo necessárias demandam muita preparação por parte do empreendedor e a busca por ajuda especializada.

Empretec
Voltado para o microempreendedor individual, micro e pequeno empresário e para o potencial empreendedor, um importante aliado para solucionar esse dilema é o curso Empretec, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

A iniciativa é inspirada numa metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada ao desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e à identificação de novas oportunidades de negócios, que já é aplicada em mais de 30 países.

De acordo com o Sebrae, quem participa do curso melhora o desempenho empresarial e ganha maior segurança na tomada de decisões, ampliando sua visão de oportunidades e aumentando as chances de sucesso, principalmente por aprimorara a capacidade de discernir a diferença entre persistência e insistência cega.