Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 18 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Voto repetido em senador anula o segundo, informa TRE-MS

Midiamax

16 de Setembro de 2010 - 13:41

O TRE-MS está realizando desde segunda-feira treinamentos para o Sistema de Votação Paralela. Nesta sexta-feira, dia 17.09, mais uma turma de auxiliares será treinada. A votação paralela acontece no dia da eleição oficial e no mesmo horário, das 8h às 17h. Esse sistema faz uma simulação de uma eleição e serve para verificar se o somatório dos votos está de acordo com a urna eletrônica e se o voto digitado pelo eleitor é realmente computado na urna, demonstrando a confiabilidade do sistema.  />

Na semana que antecede o pleito, os fiscais dos partidos votam em cédulas de papel, as quais serão depositadas numa urna de lona. Em seguida, essa urna de lona será lacrada com a assinatura dos fiscais. No domingo, o primeiro passo será abrir a urna de lona, retirar uma cédula qualquer e digitá-la primeiro num programa no computador e, depois, nas urnas eletrônicas sorteadas.

O trabalho será todo supervisionado por câmeras filmadoras de empresas contratadas pelo TRE-MS. Ao final dessa votação, serão emitidos os boletins das urnas e o relatório do sistema do computador, sendo que os seus resultados devem ser idênticos, pois o conteúdo das cédulas foi digitado tanto nas urnas quanto no computador. Os trabalhos são públicos.