Sidrolandia
"Xará" de beque famoso, Baresi assume o São Paulo com buraco na defesa
Alex Silva será submetido a uma artroscopia no joelho, nesta terça-feira, e para por pelo menos um mês
Uol Esporte
10 de Agosto de 2010 - 13:40
Desconhecido para os torcedores, o novo técnico interino do São Paulo é um ex-zagueiro e tem o mesmo nome de um famoso beque italiano. Sérgio Baresi ganhou o apelido na época de jogador em alusão a Franco Baresi (que fez sucesso no Milan e na seleção da Itália nas décadas de 1980 e 90) e agora assume o time tricolor com a função emergencial de arrumar justamente a defesa.
Para o duelo de domingo com o Cruzeiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, a dupla de zaga titular é desfalque certo. Alex Silva será submetido a uma artroscopia no joelho, nesta terça-feira, e para por pelo menos um mês. Já Miranda recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão.
O reserva imediato Xandão sofreu um entorse no tornozelo direito e é dúvida. Richarlyson, que por diversas vezes atuou como um terceiro zagueiro pelo lado esquerdo na era Ricardo Gomes, ainda se recupera de uma lesão muscular. Ambos serão avaliados durante a semana.
"Com o tratamento o Xandão apresentou melhora no quadro de dor, mas ainda está em observação. Já o Richarlyson, que está no 12º dia de recuperação, também evolui bem e deve iniciar em breve os trabalhos no campo com os fisioterapeutas. Os dois serão reavaliados no final da semana para saber se apresentam condições de jogo", explicou o médico José Sanchez, em entrevista ao site oficial do clube paulista.
Dessa forma, sobram como opções Renato Silva, que não agradou quando atuou contra Santos e Atlético-PR, e Samuel, contratado recentemente e titular apenas duas vezes.
Baresi começa a pensar no problema a partir desta terça, quando comanda o primeiro treino no CT da Barra Funda e será apresentado oficialmente pela diretoria. O seu nome completo é Sergio Felipe Soares, mas ele incoporou o sobrenome do líbero italiano.
Como jogador, iniciou carreira no São Paulo, em 1986, ainda como dente de leite. Zagueiro e algumas vezes volante, passou por todas as categorias de base do clube. Estreou profissionalmente em 1991, permanecendo no futebol paulista até 1994 disputou oito partidas pelo time de Telê Santana, com três vitórias, três empates e duas derrotas.
Depois defendeu Cruzeiro, Paysandu, Ponte Preta e clubes do Chile, Coreia do Sul e Bélgica, até regressar ao Brasil em 2000 para jogar no Santo André. Em 2002 sofreu uma lesão e pendurou as chuteiras no ano seguinte.
Como técnico, foi campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2010. Trabalhou ainda na base de Santo André e São Caetano e na equipe profissional do Toledo, do Paraná, em uma parceria realizada pelo São Paulo no ano passado.