Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 13 de Agosto de 2022

Sidrolandia

Youtubers viram aposta de editoras na busca por best-sellers para jovens

"Eu Fico Loko", de Christian Figueiredo, é dos mais procurados em livrarias. Kéfera Buchmann é autora do 4º livro de não ficção mais vendido do ano.

G1

24 de Outubro de 2015 - 08:27

Após a febre dos livros de colorir, a nova aposta do mercado editorial brasileiro são os youtubers. O site conversou com algumas editoras que confirmaram. "Não é uma aposta só da Paralela, mas de outros selos do Grupo Companhia das Letras. Contratamos o youtuber de games RezendeEvil, por exemplo, pela Suma de Letras. O livro dele, 'Dois mundos, um herói', é um outro grande lançamento deste ano", diz Bruno Porto, publisher da editora.

"Desde o final do ano passado estamos de olho nestes jovens que interagem quase que diariamente com seus leitores e obtém uma resposta imediata", afirma o departamento de comunicação da editora Planeta, que vai lançar livros dos youtubers Fabiola Melo, Bruno Miranda, Pedro HMC e Eduardo Cilto.

"Lançaremos em novembro #Manualdafossa, de Mica Rocha. Mica tem um canal de Youtube com aproximadamente 20 mil inscritos além de ser influente no Facebook e Instagram", diz Rogério Eduardo Alves, gerente editorial da Saraiva.

Abaixo, saiba mais sobre os youtubers que vendem muitos livros para jovens:

Youtuber: Kéfera Buchmann, curitibana, 22 anos.

Canal no YouTube: 5incominutos, criado em 2010, com 6,1 milhões de inscritos.

Livro: "Muito mais que 5inco minutos", lançado em agosto de 2015, editora Paralela.

Vendas: segundo o PublishNews, que monitora as principais redes de livrarias do Brasil, "Muito mais que 5inco minutos" é o 4º livro de não ficção mais vendido do ano e aparece em sétimo lugar no ranking geral, com 119.193 exemplares vendidos. A tiragem do livro é de 230 mil livros. Cerca de 700 pessoas foram ao lançamento do livro em São Paulo.

Bruno Porto, publisher da Paralela, diz que Kéfera tem "um texto ágil, mas provocador, que pode desagradar algumas pessoas. Ou seja, não foi pensado para ser inofensivo". Ele afirma que o sucesso dela na internet é apenas um parâmetro. "Não quer dizer que aquele número todo de seguidores vá comprar o livro. Já aconteceu de personalidades com muitos seguidores verem seus livros darem errado. Não é uma ciência exata."

Youtuber: Christian Figueiredo de Caldas, catarinense, 20 anos.

Canal no YouTube: euficoloko, criado em 2010, com 3,5 milhões de inscritos.

Livros: "Eu fico loko - As desaventuras de um adolescente nada convencional", fevereiro de 2015, e "Eu fico loko 2", de agosto de 2015, editora Novas Páginas (grupo Novo Conceito).

Vendas: o primeiro vendeu mais de 100 mil exemplares em menos de seis meses. Lançado às vésperas da Bienal, o segundo volume chegou a 70 mil unidades vendidas. Segundo o PublishNews, "Eu fico loko" é o oitavo livro mais vendido do ano, aparecendo atrás de Kéfera no ranking geral, com 113.887 exemplares.

Youtuber: Bruna Vieira, mineira, 21 anos.

Canal no YouTube: canaldepoisdosquinze, criado em 2011, com 749 mil inscritos.

Livros: lançou seis livros pela editora Autêntica. São eles: "Depois dos quinze - Quando tudo começou a mudar", de novembro de 2012; "De volta aos quinze", de agosto de 2013; "A menina que colecionava borboletas", de janeiro de 2014; "De volta aos sonhos", de agosto de 2014; "Um ano inesquecível", de agosto de 2015; e "Quando tudo começou - Bruna Vieira em quadrinhos", de setembro de 2015.

Vendas: a editora não quis divulgar os números. No entanto, na lista de mais vendidos publicada pelo PublishNews em dezembro de 2014, Bruna conseguiu emplacar dois livros entre os 20 primeiros lugares do ranking. 

Youtuber: Rafael Moreira, paulista, 18 anos.

Canal no YouTube: CanalMeApaixonei, criado em 2013, com 490 mil inscritos.

Livro: "Diário de um adolescente apaixonado", lançado em 2014, editora Novas Páginas (grupo Novo Conceito).

Vendas: segundo o PublishNews, o livro vendeu 12.750 exemplares até o momento nas 12 principais redes de livrarias do Brasil. A tiragem inicial foi de 30 mil exemplares.

Youtuber: Felipe Neto, carioca, 27 anos.

Canal no YouTube: felipeneto, criado em 2006, com 4,5 milhões de inscritos.

Livro: "Não faz sentido - Por trás da câmera", lançado em 2013, editora Casa da Palavra.

Vendas: A editora não quis divulgar os números. Segundo ranking do PublishNews, de setembro de 2013, Felipe Neto vendeu 3.373 exemplares e ficou em 8º lugar nos mais vendidos de não ficção. "O livro não foi feito com intenção de me promover ou de lucrar. Eu queria contar minha história, o que eu passei", disse, na ocasião do lançamento.

Youtuber: Danielle Noce, brasiliense, 30 anos.

Canal no YouTube: nocedanielle, criado em 2011, com 666 mil inscritos.

Livro: "Por uma vida mais doce", lançado em 2014, editora Melhoramentos.

Vendas: 40 mil exemplares, "o que, para seu preço, é um número expressivo", diz Breno Lerner, superintendente da Melhoramentos. "Sem sombra de dúvida trouxe um grupo novo de leitores seja para a editora seja, especificamente, para a área de culinária que tradicionalmente tem um público de maior faixa etária."