Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Zicosur procura Fiems para ampliar integração comercial via MS

Para a coordenadora do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, Fernanda Barbeta, a reunião foi importante, pois indica interesse de mais aproximação

Daniel Pedra

02 de Setembro de 2015 - 07:50

A ampliação da integração comercial entre Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Brasil via Mato Grosso do Sul foi assunto de reunião, realizada na noite de ontem (01/09), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), entre o diretor de gestão estratégica da Fiems, Rodrigo Benavides, e o secretário-executivo da Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste Sul Americano), Herman Cortés. “Existe o interesse de fazer a integração por meio de corredores bioceânicos, ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, por meio do Chile, tentando reativar alguns projetos de integração”, detalhou Rodrigo Benavides.

Ele destacou ainda que existe vontade política dos seis países envolvidos e que o momento é oportuno para fortalecer as parcerias e buscar todo tipo de apoio. “Um outro ponto tratado durante a reunião é a realização de um Fórum Empresarial, no próximo dia 4 de dezembro, em Antofagasta, no Chile, para reunir empresários com investidores chineses interessados em atuar na área da logística e, assim, incrementar comércio, visando a logística que integraria os seis países”, reforçou.

Para a coordenadora do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, Fernanda Barbeta, a reunião foi importante, pois indica interesse de mais aproximação. “É importante estreitar relações e buscar abertura de mercados, por isso também entendemos como importante incentivar a participação dos empresários no evento que eles pretendem realizar em Antofagasta”, disse.

O secretário-executivo da Zicosur, Heman Cortés, que também é responsável por assuntos internacionais do Governo Regional de Antofagasta, disse que a Fiems é importante nesse trabalho de aproximação com os empresários sul-mato-grossenses. “Queremos reintegrar o empresariado de Mato Grosso do Sul a trabalhos de integração que envolvam os seis países, além de buscar uma maior aproximação do Estado com o Chile. Também queremos conhecer melhor as ações do Centro Internacional de Negócios da Fiems para que possamos desenvolver um trabalho semelhante na Zicosur”, declarou.

Também participaram da reunião o ex-intendente de Antofagasta e representante do Governo do Chile, César Castillo Lilayú, o diretor da empresa Capricórnio Consultora, Peter Harris, que assessora a Presidência da Zicosur.