TECNOLOGIA
Uso do Pix por aproximação deve começar em fevereiro de 2025
Banco Central editou novas regras para facilitar mecanismo.
Campo Grande News
05 de Julho de 2024 - 08:18
O Banco Central anunciou, na tarde desta quinta-feira (4), que correntistas brasileiros poderão usar o Pix por aproximação a partir de fevereiro de 2025. A adição da ferramenta faz parte das novas regras que amplia o compartilhamento de dados entre instituições financeiras, conhecido como open finance.
Por meio do Pix por aproximação, o correntista poderá fazer a transferência instantânea sem sair do ambiente de compras on-line e ir para o aplicativo do banco. A funcionalidade, no entanto, exige a inclusão de novos tipos de instituições financeiras no open finance e estabelecer uma governança definitiva para o compartilhamento de dados entre elas.
No fim de julho, o Banco Central publicará normas mais detalhadas sobre o tema, que trarão instruções para as instituições financeiras e definirão a responsabilidade delas na nova ferramenta. Os testes começarão em novembro, com o lançamento do serviço para a população em fevereiro do próximo ano.
Segundo o BC, a mudança ampliará, de 75% para 95%, a base de clientes que podem optar por compartilhar seus dados entre as instituições. O cliente com carteiras digitais deverá se cadastrar em uma instituição inscrita no open finance e liberar as funções de Pix nas carteiras digitais.