Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Trânsito

Proprietários de veículos com placa final zero tem até o fim do mês para pagar o licenciamento

Em todo o estado, a frota de veículos que deveriam ser licenciados é superior a 1,6 milhão.

Correio do Estado

17 de Outubro de 2022 - 16:25

Proprietários de veículos com placa final zero tem até o fim do mês para pagar o licenciamento
Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

O calendário de pagamento do licenciamento de veículos termina neste mês em Mato Grosso do Sul. Proprietários de veículos com placa final zero têm até o fim de outubro para realizar o pagamento. Em todo o estado, a frota de veículos que deveriam ser licenciados é superior a 1,6 milhão.

O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório, que autoriza o veículo a circular pelas vias, atestando que o automóvel encontra-se em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo.

Para consultar os débitos do veículo e emitir guia para pagamento, basta acessar o site www.meudetran.ms.gov.br ou instalar o aplicativo do Detran.

O pagamento pode ser efetuado em agências ou bancos conveniados. Quem realiza o pagamento em dia pode parcelar no cartão de crédito em até 12 vezes, com a regularização imediata da situação do veículo.

Após a quitação do licenciamento, proprietário pode emitir o Certificado de Registro Veicular (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), que desde o início foi unificado e passou a ser digital: o CRLV-e, ou CRVL Digital.

O motorista que não efetuar o pagamento e for flagrado com veículo não licenciado comete infração de trânsito prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e pode ser multado, receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e ter o veículo removido.

Passo a passo para emitir o licenciamento através do smartphone:

Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito e faça o cadastro de usuário.

– Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”

– Na tela seguinte informe o CPF e selecione “Próxima”. (Tela do Gov.br)

– Na próxima tela deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta, após criar a conta deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.

Como baixar CRLV

– Após o login, selecionar a opção “Veículos”, em seguida informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT).

– Selecionar incluir

– Pronto! Está disponibilizado o CRLVe em seu smartphone.

É importante ressaltar que se o usuário do antigo aplicativo “CNH Digital” precisa atualizá-lo para ter o app da CDT – Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada automaticamente.