Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Educação

Prouni abre inscrições a partir de hoje; veja como participar

Candidatos podem se inscrever até 1º de fevereiro para concorrer às bolsas do programa.

Campo Grande News

29 de Janeiro de 2024 - 08:53

Prouni abre inscrições a partir de hoje; veja como participar
Candidatos em dia de prova do Enem, no ano passado (Foto: Paulo Francis).

O MEC (Ministério da Educação) abriu, nesta segunda-feira (29), as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Prouni (Programa Universidade para Todos). Os interessados em participar devem se inscrever até as 22h59 (horário de Mato Grosso do Sul) de 1º de fevereiro, esta quinta-feira.

Por meio do programa, pessoas que não têm diploma de curso superior podem concorrer a 406.428 bolsas de estudo, este ano —  sendo 308.977 integrais (100%), o que representa 76% do total ofertado, e 97.451 parciais (50%). As oportunidades estão distribuídas entre 15.482 cursos oferecidas por 1.028 instituições particulares participantes.

Para se inscrever, é preciso se cadastrar no site gov.br. Caso já o tenha feito, é só informar o número do CPF e a senha. Após, o candidato terá que acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

No momento da inscrição, é preciso:

 Informar endereço de e-mail e número de telefone válidos;

Preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;

 Selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal por pessoa da família do candidato.

As inscrições no Prouni são gratuitas e podem ser feitas apenas pela internet, no Portal Acesso Único.

Quem pode - Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

As bolsas são destinadas a brasileiros que tenham feito Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), considerando as duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni onde o seu resultado tenha sido no mínimo 450 pontos na média das cinco notas do exame e nota na redação que não seja zero.

Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições abaixo:

Ter concluído o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública;

Ter concluído o Ensino Médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;

Ter concluído o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;

Ter concluído o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista;

Ter concluído o Ensino Médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

Ser pessoa com deficiência;

Ser professor da rede pública de ensino e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Resultado - Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada) de 2024. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita entre 14 e 15 de março. O resultado da lista de espera será publicado em 18 de março.