Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolândia

Lei de Sidrolândia será mostrada como ferramenta da política nacional de adoção

Esta lei permite que as crianças já enquanto tramita o processo de adoção, usem o nome afetivo nos cadastros das instituições.

Flávio Paes/Região News

09 de Novembro de 2018 - 15:50

Lei de Sidrolândia será mostrada como ferramenta da política nacional de adoção

A lei municipal 1915/2018 de Sidrolândia, que permite a crianças e adolescentes usarem o nome afetivo das famílias adotivas, será apresentada como uma referência nacional durante o Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), que em sua 23ª edição terá como tema “Adotar é + que Bonito”. O evento será aberto na quinta-feira, dia 15 e termina no sábado, dia 17. O evento está programado para o Centro de Convenções de Bonito.

Esta lei permite que as crianças já enquanto tramita o processo de adoção, usem o nome afetivo nos cadastros das instituições escolares, de saúde, cultura e lazer para crianças e adolescentes sob guarda de família adotiva.

Segundo o juiz Fernando Moreira, um dos organizadores do evento, Sidrolândia é o primeiro município brasileiro a sancionar a lei do nome afetivo de crianças e adolescentes durante o processo de adoção.

O evento que será realizado no próximo final de semana no Centro de Convenções de Bonito está sendo organizado pelo Grupo de Apoio à Adoção Afagas, de Sidrolândia, com total apoio do Poder Judiciário de MS, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS (CIJ) e da 2ª Vara de Sidrolândia.

Será a maior conferência sobre adoção do país tem 900 inscrições confirmadas, superando as expectativas dos organizadores e atraindo a participação de inscritos de países como Paraguai, Suíça e Tailândia. Importantes especialistas na área da adoção e da infância e juventude do Brasil e de outros países estarão presentes.

O evento é voltado para membros dos grupos de apoio à adoção, juízes, promotores, psicólogos, assistentes sociais, advogados, pais e filhos por adoção, pessoas voluntárias das ONGs, estudantes e público em geral que buscam trocar experiências sobre a adoção e fortalecer as ações em seu benefício.

O juiz Fernando Moreira esteve em Brasília para convidar o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, para o evento.

A edição sul-mato-grossense do Enapa terá novidades: o Enapinha e o Enapa Jovem, eventos que acontecem paralelamente com as atividades do Enapa, para as crianças e adolescentes que acompanharem os participantes. Cerca de 130 crianças e jovens estão confirmados para as atividades lúdicas e pedagógicas, que são separados em três grupos: Lobinhos, Arara Azul e Onça Pintada.