Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolândia

Comércio de Sidrolândia vai abrir até às 19 horas a partir do dia 17, na semana que antecede o Natal

Na semana que antecede o Natal, as lojas vão funcionar até às 19 horas entre os dias 17, uma segunda-feira e 21, sexta-feira.

Flávio Paes/Região News

02 de Dezembro de 2018 - 20:20

Comércio de Sidrolândia vai abrir até às 19 horas a partir do dia 17, na semana que antecede o Natal

O comércio de Sidrolândia só vai ter uma semana de horário prolongado durante o mês de dezembro, embora haja confiança que o pagamento do 13º motive o consumidor a ir às compras. Na semana que antecede o Natal, as lojas vão funcionar até às 19 horas entre os dias 17, uma segunda-feira e 21, sexta-feira.

No sábado, o expediente vai até às 18 horas e na segunda-feira, dia 24, véspera de Natal, ponto facultativo nas repartições públicas, as lojas fecharão um pouco mais tarde, as 20 horas. Neste dia à Casas Bahia deve abrir uma hora mais cedo, às 7 horas e liberar os funcionários às 19 horas.

Por enquanto poucas lojas vão reforçar o quadro de vendedores com contratações temporárias para o mês de dezembro. Uma das exceções é o Magazine Luiza, que recrutou cinco novos trabalhadores e tem vagas para mais três trabalhadores. Conforme os dados do Ministério do Trabalho, nos primeiros 10 meses de 2018 só foram abertas 8 vagas no comércio, mas só uma em outubro.

Acordo

O esquema de funcionamento do comércio foi definido sem que houvesse uma negociação coletiva entre Associação Empresarial e o Sindicato dos Comerciários. As gerentes de lojas de eletrodomésticos, como Magazine Luiza, Casas Bahia, se reuniram com o Sindicato e acertaram o horário especial.

Segundo a Federação do Comércio, o horário especial pode ser adotado desde que os empresários respeitem a jornada de trabalho dos funcionários, 44 horas semanais. Podem montar duas turmas, pagar hora extra o compensar com folga o período que excede a jornada regulamentar.