Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Em Ponta Porã, 73,6% das obras de esgoto do PAC estão concluídas

Com um investimento de mais de R$ 9,8 milhões no município, as obras estão previstas para serem entregues em dezembro de 2010

Laís Inagaki/Região News

18 de Maio de 2010 - 16:18

As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES) no município de Ponta Porã, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão 73,6% concluídas. O número corresponde aos dados consolidados até o mês de março. Com um investimento de mais de R$ 9,8 milhões no município, as obras estão previstas para serem entregues em dezembro de 2010, quando a cobertura do sistema de esgotamento sanitário passará de 4% para 31%.

          De acordo com o engenheiro da Sanesul, Maurício Arruda, responsável pela fiscalização da obra, o principal ponto do projeto é “a implantação de um moderno complexo de tratamento: a ETE [estação de tratamento de esgoto] Estoril”. Este complexo contará com dois reatores anaeróbios de leito fluidizado (Ralfs), com capacidade de 40 litros por segundo, sendo um deles existente, mas que não se encontrava em operação; um filtro biológico e um decantador, ambos com capacidade para 40 litros por segundo; um leito de secagem com 12 células; e uma caixa para caminhões fossas, que terão um local próprio para descarregar seus efluentes. “Além de possuir tratamento terciário dos efluentes, o complexo terá eficiência superior a 90%”, acrescenta Maurício.

          O projeto também prevê a construção de duas estações elevatórias de esgoto (EEE), além da implantação de um sistema de telemetria, que possibilita a supervisão do desempenho da ETE e das EEEs a distância, e de um interceptor da margem esquerda do córrego São João Mirim, que vai direcionar o esgoto da região do conjunto habitacional Coopha Fronteira e, futuramente, das regiões adjacentes para a estação elevatória.

          Redes coletoras e ligações domiciliares

          O empreendimento ainda abrange a implantação de 73 quilômetros de redes coletoras, das quais 98,44% estão concluídas, a execução de 3,2 mil novas ligações domiciliares, sendo que 92,93% já foram feitas.

          As obras do PAC em Ponta Porã são realizadas na região central da cidade e nos bairros Vila da Saudade, Jardim Ipanema, Santa Izabel, Morumbi, São João e Aroeira. O engenheiro da Sanesul garante que, após o término das obras, previsto para dezembro desse ano, “todo o esgoto coletado em Ponta Porã será 100% tratado”.

           A Sanesul, empresa responsável pela fiscalização das obras e operadora do sistema de saneamento básico, afirma que a implantação do esgoto preserva o meio ambiente, pois evita que os lençóis freáticos e os rios sejam contaminados, por exemplo. Além disso, valoriza o imóvel e evita a transmissão de diversas doenças, melhorando a qualidade de vida da população.

          O diretor-presidente da Sanesul, Victor Dib Yazbek Filho, acredita que esse ritmo forte pôde ser garantido pelo rigor na fiscalização dos trabalhos e pelo empenho na execução das obras pelas empresas contratadas. “Os bons resultados vêm do empenho e dedicação dos funcionários da empresa e da equipe como um todo”, ressalta Victor. “Além disso, a Caixa Econômica vem atuando a favor dos trabalhos, ao liberar recursos na medida em que as obras são executadas”.