Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Justiça deve retirar escuta dos presídios federais

OAB/MS

23 de Junho de 2010 - 13:04

A cúpula do sistema prisional irá propor ao Ministério da Justiça que sejam retirados os equipamentos de gravação de áudio e vídeo nos parlatórios (salas reservadas para a conversa entre advogados e presos) das quatro penitenciárias federais do país.

A decisão foi tomada durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (22) na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília.

Durante o encontro que contou com a participação do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Sandro Torres Avelar, e o assessor especial do Ministério, Aldo Costa admitiram a existência dos equipamentos e das gravações, mas negaram que elas estejam sendo   feitas de “forma permanente”.
 
Segundo o Conselheiro Federal da OAB/MS, José Sebastião Espíndola, há uma expectativa de que o Ministro da Justiça faça um pronunciamento ainda hoje determinando a retirada dos equipamentos.

Além de Espíndola, a reunião contou com a participação da conselheira honorária vitalícia do Conselho Seccional de Mato Grosso do Sul, Elenice Carille e da bancada do Conselho Federal do Mato Grosso.