Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

Comércio de Naviraí pode abrir as portas no feriado de sábado

Sul News

19 de Novembro de 2010 - 08:31

Uma grande parte dos estabelecimentos comerciais de Naviraí devem ter as portas normalmente durante a manhã de sábado, o feriado estadual do dia dia 20 de dezembro, o Dia da Consciência Negra, instituído recentemente através do decreto do governador André Puccinelli (PMDB).

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Naviraí, Ademar da Silva Santos, disse que os comerciantes, de lojas ou supermercadistas, devem procurar seus contadores para posteriormente se dirigirem ao Sindicato dos Empregados no Comercio (comerciários), para fazer o acordo que vai permitir a abertura na jornada de 8h às 12h, ou em período superior, a ser pactuado caso a caso.

O acordo caso à caso em épocas de feriados estaduais, municipais ou nacionais, não inseridos com tratamento especial (como foi feito na convenção coletiva de trabalho para os sábados de vésperas de pais , das mães e da semana que antecede ao dia de natal) deverá ser feito em cada ocasião. Nos casos de padroieros e padroeiras dos municípios e aniversários também deve haver o acordo caso á caso, entre os comerciantes e o sindicato dos comerciários.

No caso dos empregados das lojas, cada funcionário receberá como compensação um dia de folga (além da folga semanal) em um dia a ser pactuado dentro da empresa, posivelmente de acordo com a escala.

Este mesmo benefício da folga como compensação haverá para os empregados dos supermercados e mercados, que deverão pagar um adicional de R$ 15 pelo dia trabalhado.