Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

Deputados estaduais retomam atividades na próxima terça-feira

O veto oferecido pelo governador ao projeto de Almi foi publicado na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado.

Willams Araújo

01 de Agosto de 2011 - 09:00

Os deputados estaduais retomam as atividades normais na próxima terça-feira, após o recesso parlamentar do meio do ano.

Antes do início da primeira sessão ordinária após o recesso, o presidente da Mesa Diretora da Casa, Jerson Domingos (PMDB), deve se reunir com os líderes de bancada para organizar a pauta.

Os parlamentares retornam podendo apreciar, logo de início, de uma matéria polêmica, já que o governador  André Puccinelli (PMDB) vetou projeto de lei que determina que o Estado e municípios só inaugurem obras se elas estiverem em plenas condições de funcionamento. 

O veto oferecido pelo governador ao projeto de Almi foi publicado na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado.

Autor da matéria, o deputado estadual Cabo Almi, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, ameça a derrubada da decisão do governador no plenário da Casa, mesmo diante da dificuldade em convencer os parlamentares em número suficente. 

Ao justificar o veto, André Puccinelli alegou que o projeto de lei invade a competência do Poder Executivo.

Além desse projeto, os parlamentares devem apreciar matérias pendentes em tramitação no Legislativo,  ou seja, proposituras que ficaram para ser votadas no segundo semestre.

Irritado, o líder do PT avisou que vai se articular na tentativa de derrubar o veto do governador.“Se eu não posso fazer um projeto de lei que vai acabar com essa mania de inaugurar obras inacabadas fica complicado. E só você olhar por aí que verá muitas obras sendo inauguradas e que ficam um tempão sem ser utilizados pela população”, reagiu o petista.

Além de Almi, devem votar pela derrubada do veto os deputados petistas Pedro Kemp, Paulo Darte e Laerte Tetila. O trunfo do autor do projeto é garantir os votos dos deputados Alcides Bernal (PP), Mara Caseiro (PTdoB), George Takimoto (PSL) e Lauro Davi (PSB), além de convencer outros parlamentares, como Marquinhos Trad, que, embora filiado ao PMDB, sempre acompanha a oposição.

Para isto, entretanto, Almi terá de investir pesado na tentativa de convencer os demais parlamentares sobre a importância de sua proposta, até porque a base aliada do governo detém maioria folgada dos votos no plenário da Casa.

Almi disse que vai conversar com as líderes de bancada da Assembleia na tentativa de rever a situação. Caso não obtenha êxito, adiantou que reapresentará o projeto de Lei.

“Existem muitas obras que são inauguradas sem as devidas instalações de todos os equipamentos necessários, tornando assim sua utilização comprometida. O projeto irá beneficiar todos os sul-mato-grossenses, que ao final da obra, poderão usufruir realmente do que fora implantado", insiste o líder do PT.

RESERVA

O governador André Puccinelli vetou ainda o projeto de lei, de autoria de Maurício Picarelli (PMDB), que determina a reserva de pelo menos cinco lugares para pessoas com deficiência de locomoção em igrejas, templos, teatros, salas de cinema, cultura e casas de espetáculos e shows.