Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 7 de Maio de 2024

Sidrolandia

Índios atendem ordem de reintegração e deixam Fazenda Buriti

A decisão foi tomada diante da disposição da presidente Dilma Roussef, que ai receber lideranças da comunidade nesta quinta-feira.

Flávio Paes/Região News

05 de Junho de 2013 - 07:30

Os índios terena decidiram cumprir a determinação judicial, que venceu nesta quarta-feira pela manhã, e saíram espontaneamente da Fazenda Buriti,  retomada no último 15 de maio, onde entraram na sexta-feira passada e das Fazendas  Lindóia e São José,  ocupadas ontem de manhã.

A decisão foi tomada diante da disposição da presidente Dilma Roussef, que ai receber lideranças da comunidade nesta quinta-feira. O grupo que tentou entrar ontem à noite na Fazenda São Sebastião, onde o terena Joziel Gabriel foi baleado, se mantém fora da propriedade.

Neste momento um grupo de 60 guerreiros terena se concentra num ponto de entroncamento entre todas estas propriedades, mantém uma vigilância pacífica, mas a distância. Todo o gado que estava na pastagem foi retirado, os funcionários dos fazendeiros saíram e os índios mantém um controle à distância. 

Esta segunda ordem judicial de desocupação da Fazenda Buriti foi determinada domingo pela juíza Raquel Domingues do Amaral. Prevê multa de R$ 1 milhão por dia para a FUNAI e de 1% sobre o valor da causa ao líder da comunidade indígena Buriti e ao coordenador local da FUNAI.

Um contingente de 110 homens da Força Nacional deve chegar ainda nesta manhã a Sidrolândia para tentar pacificar a região que passa por um período de tensão, desde a morte do terena Oziel Gabriel na ultima quinta-feira (30), durante a segunda tentativa de reintegração de posse da Fazenda Buriti.

Foto: Marcos Tomé/Região News

Índios atendem ordem de reintegração e deixam Fazenda Buriti
Fazendiros retiram o gado para propriedades vizinhas