Sidrolandia
Obras de duplicação da BR-163 são iniciadas em Mato Grosso do Sul
Trabalhos começaram em dez trechos, que totalizam 89,2 km, diz MSVia. Concessionária garante que conclui duplicação de 10% em 18 meses
G1 MS
25 de Julho de 2014 - 09:35
As obras de duplicação da BR-163 foram iniciadas em Mato Grosso do Sul. Segundo a CCR MSVia, concessionária que administra a concessão, os trabalhos começaram em dez trechos da rodovia, que totalizam 89,2 quilômetros de extensão. Além disso, serão construídas 17 bases operacionais do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e nove praças de pedágio.
O início das obras ocorreu após autorizações especiais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os trechos que serão duplicados nesta fase são: Caarapó - do km 192,3 ao km 203,5 (11,2 km de extensão, sentido sul); Caarapó do km 227,3 ao km 237,1 (9,8 km de extensão, sentido sul); Jaraguari do km 513,3 ao km 519,7 (6,4 km de extensão, sentido sul); Bandeirantes/Camapuã do 580,3 ao km 591,0 (10,7 km de extensão, sentido sul); São Gabriel do Oeste/Bandeirantes/Camapuã do km 595,0 ao km 602,0 (7,0 km de extensão, sentido sul); São Gabriel do Oeste do km 620,4 ao km 629,0 (8,6 km de extensão sentido sul); São Gabriel do Oeste do km 630,3 ao km 648,7 (18,4 km de extensão, sentido sul); Rio Verde de Mato Grosso do km 651,8 ao km 656,2 (4,4 km de extensão, sentido sul); Rio Verde de Mato Grosso do km 694,9 ao km 699,5 (4,6 km de extensão, sentido sul) e Sonora do km 824,5 ao km 832,6 (8,1 km de extensão, sentido norte).
Conforme a CCR MSVia, as praças de pedágio serão construídas em Mundo Novo, Itaquiraí, Caarapó, Rio Brilhante, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes. Esses locais, com exceção de Jaraguari, também terão bases operacionais do SAU, além de Naviraí, Juti, Dourados, Nova Alvorada do Sul, distrito de Anhanduí, Bandeirantes, Congonha e Coxim.
A concessionária garantiu que concluirá a duplicação dos primeiros 10% da rodovia e construirá as praças de pedágio em até 18 meses, contados a partir de abril de 2014.
Atendimento ao usuário
Segundo a CCR MSVia, a partir de outubro, serão iniciados os serviços de
operação da rodovia, com a implantação do SAU, com atendimentos médico e
mecânico, serviço 0800, inspeção de tráfego e apoio ao usuário. Os serviços
serão prestados a partir de instalações provisórias, enquanto são construídas
as bases operacionais.
O SAU terá cerca de 500 colaboradores distribuídos ao longo da BR-163/MS, entre
eles 259 profissionais de atendimento pré-hospitalar, dos quais 35 médicos que
trabalharão em plantões 24 horas. As equipes serão apoiadas por uma frota
composta por 17 ambulâncias de resgate, 25 guinchos, 19 inspeções de tráfego e
11 caminhões de serviço.
Recuperação emergencial
Paralelamente às obras de duplicação, prosseguem trabalhos de recuperação
emergencial do pavimento, correção de desníveis e reparos localizados nas
pistas, recomposição de faixas e placas de sinalização, reparos e recuperação
de viadutos e pontes, limpeza e desobstrução de sistemas de drenagem e
implantação de sistemas de segurança, entre outros.