Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Senai Nacional apresenta edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento

Mato Grosso do Sul vai participar da OC 2014 com 9 competidores em 9 modalidades

Daniel Pedra

31 de Julho de 2014 - 13:40

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) apresentou, nesta quinta-feira (31/07), em cerimônia no Tivoli São Paulo, a edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento do Senai, que será realizada de 3 a 6 de setembro, em Belo Horizonte (MG), tendo como embaixador o apresentador Luciano Huck e contando com a participação de nove competidores do Senai de Mato Grosso do Sul em nove modalidades.

Durante a apresentação, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirmou que o ensino profissional é um fator imprescindível para a agenda de competitividade da indústria brasileira e para a inclusão social.

"Hoje, sabemos que se não tivermos profissionais preparados e comprometidos com a indústria e com a nação, o Brasil não vai dar o salto de produtividade que precisamos. E nesse sentido, nós, da CNI e do Senai, temos orgulho dos 4 milhões de matrícula por ano. Cerca de 85% dos alunos que temos no Brasil já saem empregados dos cursos", disse Robson Andrade. Com sete vezes mais inscritos do que na primeira edição realizada há 13 anos, em 2014 a disputa contará com mais de 800 competidores (Senai, Senac e Instituto Federais de Tecnologia) e deve atrair cerca de 300 mil visitantes no ExpoMinas, na capital mineira.

Formação

"O que ressaltamos na Olimpíada do Conhecimento é que as formações básica e profissional são componentes que impactam na produtividade do trabalho. Hoje, a produtividade do trabalhador brasileiro é 1/5 de um norte-americano, 1/4 do alemão e um 1/3 sul coreano. Estamos investindo nessa melhoria, em 2010, o Senai contava com um milhão de inscritos. Atualmente, já são quatro milhões. Precisamos melhorar a qualidade da nossa mão de obra para aumentar o poder de competição da nossa indústria em um mercado globalizado", explicou o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, ressaltando que ainda há um paradoxo e uma inadequação na percepção da população na importância do ensino profissional.

"Trata-se do maior evento de promoção da Educação Profissional no Brasil e que tem caráter competitivo de atualização tecnológica e de avaliação do processo de ensino aprendizagem da entidade", destacou o diretor-regional do Senai de Mato Grosso do Sul, Jesner Escandolhero. Embaixador da Olimpíada do Conhecimento 2014, o apresentador Luciano Huck reforçou o poder transformador da educação profissional para os jovens brasileiros. "Acredito na educação como ferramenta de um país melhor. Por isso, estou orgulhoso de ser embaixador desse projeto da CNI e do Senai", ressaltou.

A competição

Durante os quatro dias da disputa, os competidores realizarão tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho. Seu desempenho estabelece o padrão de excelência das práticas das 58 ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação.

A Olimpíada do Conhecimento ocupará 105 mil metros quadrados, onde serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero, seis estações geodésicas e um ambiente no qual ficarão 16 novilhas preparadas para inseminação artificial. Além das 6 mil pessoas envolvidas no evento, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período.

Confira os participantes de MS:

1 - Desenho mecânico em CAD - Gustavo Araújo Mota (Senai de Dourados)

2 - Tornearia CNC - Rodrigo Freitas da Paz (Senai de Três Lagoas)

3 - Tecnologia da Informação - Vinicius Paschualin Campos de Castro (Senai de Três Lagoas)

4 - Soldagem - Marcos Fioravanti (Senai de Dourados)

5 - Eletricidade Predial - Jonyvan Nunes Duarte (Senai de Corumbá)

6 - Tecnologia da Moda - Jessica Martinez Dias (Senai de Campo Grande)

7 - Mecânica de Automóveis - Nathalia Ortega Gurgel (Senai de Campo Grande)

8 - Segurança do Trabalho - Maik Bezerra Torres (Senai de Três Lagoas)

9 - Instrumentação e controle - Daniel da Silva Dias (Senai de Três Lagoas)

Mais informações sobre a OC 2014 pelo site www.senaiolimpiadas.com.br