Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

Dunga não fecha porta para Maicon e elogia Neymar: "Competitivo"

O treinador afirmou que todas as decisões tomadas serão em prol do grupo, mas não fechou as portas da equipe nacional para o jogador do Roma.

Globo Esporte

10 de Setembro de 2014 - 08:30

Após o triunfo da seleção brasileira por 1 a 0 sobre o Equador, nesta terça-feira, em Nova Jersey, o técnico Dunga falou pela primeira vez sobre o afastamento do lateral-direito Maicon. O treinador afirmou que todas as decisões tomadas serão em prol do grupo, mas não fechou as portas da equipe nacional para o jogador do Roma.

- Dói para mim como treinador, como jogador, tirar a chance de um atleta na Seleção. Às vezes, as coisas acontecem e a vida nos dá algumas respostas. Não podemos colocar nada como definitivo. Não sou eu que vou julgar um jogador de uma forma ou de outra. Todos nós temos sempre a segunda oportunidade. Eu não quero estar certo, eu quero ganhar.

Aconteceu, estou no comando, tenho que tomar as decisões e o torcedor pode ter certeza que vamos tomar as melhores decisões para a Seleção. Respeito o Maicon como homem, como jogador. As portas não estão fechadas para nenhum jogador. O treinador falou ainda do desempenho de Neymar nos dois compromissos da Seleção. Diante da Colômbia, o camisa 10 marcou o gol do triunfo por 1 a 0, em jogo disputado em Miami.

- É um jogador altamente competitivo, quer vencer. Quando você comanda uma equipe ou setor de trabalho você precisa identificar em cada indivíduo a forma dele ser. Quanto mais você colocar desafios, melhor. De forma positiva, ele voltou da pré-temporada, tinha se machucado e foram os primeiros jogos que disputou 90 minutos. Jogou em várias posições – analisou.

Dunga admitiu ainda que não existem muitas opções de atletas que podem ser chamados para a seleção brasileira. Para ele, o mais difícil nem é formar uma seleção, mas montar um time.

- Antigamente nós tínhamos cinco ou dez seleções, mas não tínhamos um time. Formar um time é diferente de formar uma seleção. Não temos muitos jogadores como éramos habituados a ter. Sempre tivemos grandes jogadores com nomes de repercussão. Temos jogadores jovens, que atuam na Europa. Em algumas posições, não jogadores completamente afirmados.

Confira abaixo o restante da coletiva do técnico Dunga:

DESEMPENHO

- A confiança dos jogadores no trabalho foi importante. Nós também do trabalho que planejamos em fazer e executar. Praticamente fizemos dois treinos reais em dez dias. Nos treinos antes dos jogos não temos como fazer muita coisa. É a Seleção. Depois da Copa, disputar dois amistosos contra rivais diretos pela vaga na Copa não é fácil. Não tivemos tempo de trabalhar. Temos que mesclar os jogadores, dar tranquilidade para quem está chegando. Tivemos atletas jovens, que tiveram um rendimento muito bom.

PRÓXIMAS CONVOCAÇÕES

- Vamos continuar o trabalho de observação dando oportunidade, dando sequência. O jogador precisa jogar mais vezes para criar um vínculo.

PONTO NEGATIVO


- Para mim não tem nada negativo. Mesmo nas coisas negativas você vê evolução. Só tem coisas positivas para mim.

AVALIAÇÃO DO GRUPO

- Para mim foram todos muito bem, dentro da posição em que atuam, da característica. Não tem que analisar só pelo jogo, qual é a posição, qual é a dificuldade que o jogo imprime. A defesa foi testada. Em outros jogos, o ataque teve maior liberdade.

JOGADA ENSAIADA

- Temos que tentar aproveitar esse tipo de lance. Temos bons jogadores para tirar proveito desse tipo de situação. Temos que criar lances para surpreender os adversários. Você surpreende algumas vezes. E nós temos pedido para os nossos jogadores não desistirem dos lances. Foi o que aconteceu.

ATITUDE DO GRUPO

- Foi ótima. O que eu conversei com eles é que nossas atitudes falam mais alto do que qualquer outra palavra. Não adianta berrar se nossas atitudes não forem à altura. É em um momento de dificuldade que a equipe cresce. A equipe que ganhar tem que saber sofrer, ter a humildade de correr. Foi positiva a forma como cada jogador aproveitou a oportunidade na Seleção. Olha como você começa a montar um time. O Gil entrou em campo fora de posição para jogar por dois minutos e estava sorrindo de orelha a orelha.

PRÓXIMOS AMISTOSOS

- Não coloco como amistosos. São jogos preparatórios para as Eliminatórias. É bom encontrar adversários como temos encontrado. As Eliminatórias serão muito duras. Equipes como Colômbia, Equador, Paraguai... Eles têm jogadores competitivos e temos que nos preparar da melhor maneira. É importante testar jogadores para elevar a confiança e autoestima e trazer o torcedor para o nosso lado. Eles precisam ter a certeza de que estamos dando o melhor.