Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Posto Avançado vai ser responsável por mais de 1.200 processos trabalhistas, diz juiz

Este volume de processos é gerado principalmente pelo parque industrial instalado na cidade com mais de 3 mil trabalhadores.

Flávio Paes/Região News

12 de Setembro de 2014 - 14:55

Embora ainda não tenha uma Vara do Trabalho, Sidrolândia tem hoje um volume de processos equivalente ou superior a de vários municípios onde a Justiça do Trabalho já está presente, caso de Fátima do Sul e São Gabriel do Oeste. Levantamento do Tribunal Regional do Trabalho mostra que o número de processos passou de 935 em 2012, atingiu 1.285 em 2013 e até o mês de junho foram computados 689 processos.

Segundo o juiz Denilson Lima de Souza, que em sistema  itinerante vinha atendendo os processos de Sidrolândia, com o posto avançado ele deve vir ao município uma vez por semana para presidir as audiências, se dividindo entre aqui e Ribas do Rio Pardo, onde também existe um posto avançado.

Conforme o magistrado, o TRT já encaminhou projeto para criação da Vara do Trabalho em Sidrolândia, mas o processo não foi adiante porque ainda não atende as exigências fixadas pela resolução 184 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Este posto é um embrião desta Vara, com a única diferença que não haverá um juiz fazendo audiências diárias e cuidando apenas dos processos da cidade”, explicou.  

Este volume de processos é gerado principalmente pelo parque industrial instalado na cidade com mais de 3 mil trabalhadores, especialmente na JBS/Seara, Tip Top, Via Blumenau. Deve aumentar com o início de operação do Frigorífico Balbinos, que quando estiver funcionando na plenitude, deve contratar aproximadamente 700 funcionários.