Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Greve dos bancários podem fechar agências de Sidrolândia a partir de 3ª

De acordo com o Sindicário, boa parte dos bancos do Estado deve aderir a greve.

Flávio Paes/Região News

28 de Setembro de 2014 - 22:35

Se os funcionários das cinco agências de Sidrolândia (Sicredi, HSDB, Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil) aderirem à greve decretada pelo Sindicato de Campo Grande, que os representa, a cidade pode ficar sem atendimento bancário a partir de amanhã, terça-feira, dia 30.

Reunidos no sábado com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os representantes da categoria  não aceitaram a nova proposta salarial dos patrões que elevaram o reajuste de 7% para 7,35% e de 7,5% para 8% a correção dos pisos salariais na tentativa de evitar a greve sinalizada pela categoria.

Para a presidente do Sindicário (Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região), Iaci Torres, a proposta dos bancos é insuficiente. “Os bancos tiveram crescimento de mais 20% no último ano, então sabemos que esse aumento é possível”, afirma.

Segundo a presidente da entidade, a greve é necessária já que os bancos insistem ainda em não negociar outros itens das reivindicações, como demissões e “metas inatingíveis”. “A gente sabe que existe complicação para a população porque é um período em que aumenta muito o movimento nos bancos, mas precisamos da compreensão de todos, porque se não o bancários continuarão sendo prejudicados”, destaca.

Iaci lembra que durante dias normais os clientes já são prejudicados pela demora no atendimento. “A população já espera até duas horas nas filas e é por isso também que estamos brigando”, acrescenta. Embora, a última negociação não tenha retraído à greve, a presidente do Sindicário acredita que é possível que os bancos cedam as reivindicações com o início da greve.

“Desta vez, eles estão com uma estratégia diferente, porque em outros anos eles não faziam proposta inicial com aumento real, era sempre a inflação. Então, queremos fazer uma pressão muito forte para que isso se resolva o mais rápido possível”.

De acordo com o Sindicário, boa parte dos bancos do Estado deve aderir à greve. A orientação é para que a população adiante para esta segunda-feira (29) as transações e durante a greve recorra aos caixas eletrônicos e agências lotéricas.

Reivindicação - Os sindicalistas querem reajuste de 12,5% nos salários, piso salarial de R$ 2.979,25 e aumento maior para os vales refeição, alimentação e auxílio-creche/babá; que estão entre os 20 itens da reivindicação.