Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Produtores rurais prestigiam palestra sobre o leite em Jaraguari

Para Enelvo, a produção desses itens deve aumentar e atender a demanda gerada pela população do Estado

Assessoria de Imprensa

26 de Fevereiro de 2015 - 15:22

"Como ganhar dinheiro produzindo leite a pasto". Esse foi o tema da palestra promovida pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), realizada na manhã desta terça-feira (24) em Jaraguari. O evento contou com a presença do diretor-presidente da instituição Enelvo Felini, o presidente da Câmara Municipal, Walfrido Nascimento da Costa, e os vereadores municipais, Davi Gomes Barbosa, Idemar Jonas de Oliveira (Pelé) e o palestrante pesquisador da Embrapa José Alexandre Agiova da Costa.

O encontro visa promover a capacitação de técnicos e produtores envolvidos no Programa Leite Forte, capacitando-os para o assunto "Formação e Manejo de Pastagens". De acordo com o gestor de desenvolvimento rural da Agraer, Mamede Joaquim Borges, essa é a primeira palestra do ano, e o público presente pode absorver um pouco mais sobre técnicas de crescimento da produção de leite. "Sabemos que são através desses encontros, que os produtores e interessados visam adquirir conhecimento para o crescimento de sua produção", disse.

O diretor-presidente Enelvo Felini, agradeceu a todos os presentes e relatou sobre as metas do governo estadual, destacando que o governador Reinaldo Azambuja vai apoiar o pequeno produtor. Contudo, Enelvo afirmou que o principal objetivo é o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente na produção de leite, hortifrutigranjeiros, recuperação de área degradada e agricultura irrigada.

Para Enelvo, a produção desses itens deve aumentar e atender a demanda gerada pela população do Estado. "Precisamos trabalhar, desenvolver, avançar muito mais, pois há condições para isso, e nos encontramos em uma estatística muito baixa", disse.

 A Agraer visa trabalhar apoiando e motivando os produtores, buscando possíveis recursos para que haja maior avanço na agricultura familiar de Mato Grosso do Sul. "Temos um pavilhão dentro da  Central de Abastecimento de Alimentos de MS (Ceasa), com 1.600 m², chamado Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), que está à disposição para a venda de produtos hortifrutigranjeiros e que atualmente encontra-se com poucos utilitários. Devemos ter a consciência de produzir e comercializar nossos produtos utilizando esse espaço", afirmou Felini.