Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 30 de Abril de 2024

Sidrolandia

Em parceria com Detran, prefeitura vai elaborar projeto de ciclovia e orla ferroviária

A primeira etapa prevê a implantação de uma ciclovia ligando as saídas para Campo Grande e Quebra Coco

Flávio Paes/Região News

06 de Março de 2015 - 14:32

A Prefeitura de Sidrolândia vai tentar viabilizar recursos junto ao Ministério Transporte para urbanização do traçado dos trilhos na área urbana, com pista de caminhada e ciclovia que se estenderia até a Rua Ponta Porã, passando pelas ruas Dorvalino dos Santos, Alagoas e Antero Lemes. O primeiro passo foi dado nesta sexta-feira, quando esteve na cidade, por orientação do diretor geral do Detran, Gerson Claro, o engenheiro de trânsito José Joaquim da Silva. Ele percorreu as áreas de intervenção e revelou  as linhas gerais  do projeto que será dividido em três etapas.

A primeira etapa prevê a implantação de uma ciclovia ligando as saídas para Campo Grande e Quebra Coco. O ponto de partida será da Avenida Dorvalino dos Santos (em frente do escritório local da Sanesul) até a Rua Alagoas onde haverá uma bifurcação: a direita subirá  até a Avenida Antero Lemes, seguindo até a Rua Ponta Porã. A esquerda, a ciclovia descerá até os trilhos, onde ao lado de uma pista de caminhada, acompanhará o traçado até a João Márcio Vieira Terra. Na segunda etapa, o engenheiro sugere que numa extremidade a urbanização chegue até a Rua Generoso Ponce, na outra, seja prolongada apenas a ciclovia da Rua Alagoas até os fundos do frigorífico Seara, passando pelos fundos da faculdade e da indústria Tip Top.

O engenheiro visitou os locais, acompanhado dos vereadores Vilma Felini, Waldemar Acosta e Edno Ribas, além do diretor de planejamento da Prefeitura, Geraldo Alves. Em seguida, o grupo se deslocou até a Prefeitura onde se reuniu com o prefeito Ari Basso.

A estratégia agora é finalizar o projeto e abrir as portas (e o orçamento) do Ministério dos Transportes, contando com o apoio do ex-deputado federal Edson Giroto, que ocupa o segundo cargo na hierarquia do Ministério, a Secretaria - Geral. Além de viabilizar os recursos, o envolvimento de Giroto será vital para negociar com a America Latina Logística (ALL), concessionária do ramal ferroviário desativado, a cessão da faixa de dominio do traçados dos trilhos, que terá de ser passada para a Prefeitura.

O engenheiro José Joaquim, que foi secretário de Transporte de Campo Grande, atuou no projeto de retirada dos trilhos da área de central da Capital O traçado foi transformado em área de lazer da comunidade. O projeto foi implantado sob o comando de Giroto,  na época, secretário municipal de Obras.