Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 2 de Maio de 2024

Sidrolandia

Brasileiros fazem protestos em 10 países

Na capital francesa, cerca de 20 manifestantes com cartazes, bandeiras do Brasil e caras pintadas se reuniram e cantaram o hino nacional

Band

16 de Março de 2015 - 07:08

Brasileiros que moram no exterior também foram às ruas neste domingo, dia 15, para protestar contra a corrupção e o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Os protestos foram convocados pelo Facebook.

Em Londres, cerca de 60 pessoas enfrentaram o frio e a chuva para participar da manifestação, em frente à embaixada brasileira, no centro da capital britânica. Quase 700 pessoas tinham confirmado presença pela internet. Eles vestiam verde e amarelo, seguravam bandeiras e cartazes em português e inglês pedindo o fim da corrupção. Em vários momentos, entoavam palavras de ordem contra o governo.

Em Lisboa, cerca de 50 manifestantes se reúnem, neste momento, na Praça Luís de Camões. Eles vestem verde e amarelo, seguram bandeiras e até panelas. No Facebook, mais de 3 mil pessoas tinham confirmado presença. Os organizadores também convidaram os brasileiros que vivem em Portugal a pendurarem bandeiras do Brasil nas janelas neste domingo, como um ato de apoio ao país e protesto contra o governo.

Na capital francesa, cerca de 20 manifestantes com cartazes, bandeiras do Brasil e caras pintadas se reuniram e cantaram o hino nacional. Em frente à Torre Eiffel, o grupo pediu o fim da corrupção. Na Europa, houve protestos ainda em Barcelona, Zurique e Viena.

Austrália

Cerca de 150 brasileiros que vivem em Sydney, na Austrália, participaram de uma manifestação contra o governo Dilma. O ato ocorreu no Martin Place, na região central da cidade. O grupo vestiu camisas do Brasil, pintou o rosto e cantou o hino nacional. Eles se reuniram por volta das 16h (horário local - 2h deste domingo pelo horário de Brasília) e encerraram o protesto por volta das 18h30min. 

Estados Unidos

De manhã, em Nova York, um grupo de brasileiros se concentrou na Union Square. Eles cantaram o Hino Nacional e pediram o impeachment da presidenta. Pelas redes sociais, manifestantes disseram que entre 70 e 80 pessoas estiveram na manifestação em Nova York.

O protesto em Miami, previsto para o meio-dia (13h no horário de Brasília), já começou, segundo informações dos brasileiros participantes, que postam fotos de cartazes e se mobilizam nas redes sociais como Facebook e Twitter. 

Canadá

Ao menos 30 pessoas se reuniram em frente ao Westmount Square – edifício que abriga o consulado brasileiro em Montreal, no Canadá – para protestar pelo fim da corrupção no Brasil. O objetivo, segundo Letícia Furtado, organizadora da manifestação, era mostrar solidariedade aos brasileiros que também saíram neste domingo às ruas no Brasil para expressar insatisfação com o governo.

Um trecho do poema O Navio Negreiro, de Castro Alves, foi lida, e os manifestantes entoaram o Hino Nacional.