Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Lideranças cristãs começam a discutir proposta para retirar questões de gênero do PME

A reunião desta segunda-feira (29) é fruto de uma manifestação realizada na manhã de quarta, dia 24, onde um grupo de representantes de diferentes correntes religiosas se uniu num protesto.

Flávio Paes/Região News

29 de Junho de 2015 - 08:21

Depois de se mobilizar na semana passada, promovendo uma manifestação em frente da Prefeitura na última quarta-feira, uma comissão de lideranças cristãs se reúne hoje com a procuradora jurídica, Patrícia Dal Paz, para encontrar uma formatação jurídica que permita retirar do novo Plano Municipal de Educação, qualquer alusão à chamada ideologia de gênero. Provavelmente será feito um projeto alterando o PME que está em vigor há mais de uma semana. 

A polêmica em torno do assunto uniu católicos e evangélicos que superaram suas divergências históricas. Promover esta mudança no PME, em vigor desde o dia 24, enfrenta a resistência do presidente da Câmara que através de sua assessoria está convocando seus colegas de parlamento para participar desta primeira reunião, embora nesta etapa do trabalho não estivesse prevista a participação dos vereadores.

David tem criticado a reação destas lideranças à versão do PME que os vereadores aprovaram por 8 votos a 4. “Duvido que tenham lido o Plano Municipal de Educação”. Em postagem nas redes sociais, ele lembra que o projeto é da Secretaria de Educação “após ampla discussão com a sociedade. Infelizmente os que estão falando sem razão, foram convidados e não participaram”.

O presidente da Câmara reconhece que na tramitação do projeto os vereadores também não demonstraram muito interesse. Desta avaliação não poupou nem seu colega de Mesa Diretora, Nélio Paim, 1º secretário, que junto com Waldemar Acosta, Pastor Moacir e Edvaldo dos Santos, votou contra o projeto.

“Quero registrar que apenas o vereador Moacir participou das reuniões de discussão na Comissão Técnica da Casa sobre o projeto, mas nada se manifestou. Na primeira reunião da Comissão, os vereadores Vadinho e Cledinaldo, estavam a serviço da Câmara em Lucas do Rio Verde – MT, para conhecer a questão de coleta de lixo coletivo”, justifica.

E dispara; “os outros vereadores falantes não tem costume de participar de reunião das comissões. O vereador Nelinho por questão regimental não pode ser membro da comissão, mas não está impedido de participar das reuniões e nem de apresentar emenda, mas não o fez”, ataca.