Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

Projeto que tira ideologia do gênero do PME deve ser votado em extraordinária nesta terça-feira

A maioria dos vereadores antecipou voto em favor da proposta, mesmo aqueles que votaram pela aprovação do projeto com as metas inspiradas na ideologia de gênero.

Flávio Paes/Região News

29 de Junho de 2015 - 14:13

O projeto que elimina qualquer resquício de ideologia de gênero do Plano Municipal de Educação, lido na sessão desta segunda-feira, deve ser votado em sessão extraordinária nesta terça-feira a partir das 11 horas, quando a Câmara entra em recesso de 30 dias.

Embora o presidente David Olindo, tenha dito que convocaria a qualquer momento uma “extraordinária”, o regimento interno da casa determina a notificação (por escrito) dos vereadores com pelo menos 24 horas de antecedência.

A sessão desta segunda-feira atraiu aproximadamente 400 pessoas, representantes da Igreja Católica e de diferentes denominações evangélicas. A maioria dos vereadores antecipou voto em favor da proposta, mesmo aqueles que votaram pela aprovação do projeto com as metas inspiradas na ideologia de gênero.

O vereador Edno Ribas subiu à tribuna para “pedir perdão”, chorou emocionado e foi aplaudido pela plateia. Já seu colega Marcos Roberto, que é evangélico, tentou justificar (recorrendo até as citações bíblicas) o voto favorável, acabou sendo vaiado (de pé) enquanto durou seu pronunciamento.

A manifestação levou o presidente a encerrar a sessão antes da conclusão das considerações finais. Este gesto também rendeu críticas a David, acusado de assumir uma atitude autoritária. A vereadora Vilma Felini, que também apoiou a versão do PME transformada em lei, também antecipou seu voto favorável ao projeto aprovado pelas lideranças cristãs.

Ela defende a manutenção do parágrafo único do artigo 8º (excluído da versão enviada ao Legislativo) que prevê a construção de um terceiro banheiro destinado à diversidade.