Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 30 de Abril de 2024

Sidrolandia

Agraer lança na Expo Sidro plano Safra Digital da Agricultura Familiar

A qualidade na preparação de todo o material escrito é um dos fatores essenciais para dizer se o produtor terá ou não o acesso ao financiamento.

Agraer

03 de Setembro de 2015 - 13:19

A fim de agilizar a aprovação de projetos para as linhas de crédito do Plano Safra da Agricultura Familiar no Estado, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em parceria com o Banco do Brasil lança nesta quinta-feira (3), às 20 horas, o primeiro Pronaf Digital, em Sidrolândia.

Trata-se de um projeto piloto criado pelas duas instituições para atender às necessidades do município. A expectativa é que com êxito no trabalho, o mesmo sirva de modelo para as demais cidades sul-mato-grossenses e também para todo o País.

O objetivo da digitalização é gerar economia e sustentabilidade, a partir da economia de tempo e papéis gastos nos trâmites burocráticos de cadastramento de projetos da agricultura familiar no Pronaf. Outro ponto positivo também é na comodidade para a classe produtora que deverá reduzir a espera na fila nos bancos em busca das linhas de crédito.

De acordo com o Banco do Brasil, este ano Mato Grosso do Sul gerou 11 mil operações, projetos de trabalhadores rurais que buscaram os 262 milhões de reais de recursos liberados através do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/15. Do total, 250 milhões foram disponibilizados via Banco do Brasil.

Conforme dados da Agraer, das 11 mil operações aprovadas no Pronaf em 2014, cerca de 90% delas contaram com o trabalho dos profissionais da Agência que ajudaram os produtores rurais na elaboração de bons projetos. A qualidade na preparação de todo o material escrito é um dos fatores essenciais para dizer se o produtor terá ou não o acesso ao financiamento.

Atendimento Rural

Atualmente a Agraer conta com escritórios instalados em todo Estado, que estão aptos a atender os produtores rurais que vivem nas 79 cidades. Em geral, as famílias agrícolas que buscam as unidades da Agência têm acesso aos serviços de assistência técnica e extensão rural, capacitações, orientações de Pronaf e outros tipos de atendimentos.