Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 30 de Abril de 2024

Sidrolandia

Entidade apresenta em MS dossiê sobre uso de agrotóxicos no país

Documento alerta riscos a segurança alimentar, saúde e ambiente. Apresentação será na quinta-feira (3), em Campo Grande.

G1 MS

01 de Dezembro de 2015 - 17:33

Para alertar a população sobre os riscos do uso de agrotóxicos para a segurança alimentar, saúde, meio ambiente e sustentabilidade, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), apresenta nesta quinta-feira (3), às 14h (de MS), no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Campo Grande, um dossiê sobre o assunto.

Chamado de “Alerta sobre impactos dos agrotóxicos na saúde”, o trabalho tem, conforme a entidade, o objetivo de fomentar com base em estudos científicos a discussão sobre os riscos do uso destes produtos e da necessidade de políticas de proteção da saúde humana e dos ecossistemas.

O documento é dividido em quatro partes com 21 subtemas. A primeira parte tem foco na segurança alimentar; a segunda aborda saúde, ambiente e sustentabilidade, a terceira fala de ciência e ecologia e a última apresenta uma atualização dos temas debatidos até 2014. O dossiê está disponível para ser baixado gratuitamente no site da Abrasco.

O dia 3 de dezembro foi escolhido para a apresentação do dossiê em Mato Grosso do Sul porque é o Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos. A data lembra a tragédia ocorrida em 1984 em Bhopal, na Índia, quando o vazamento de uma fábrica de agrotóxicos provocou a morte de cerca de 10 mil pessoas.

O evento é uma realização do Comitê MS Contra os Agrotóxicos, com apoio da Comissão de Combate aos Impactos de Agrotóxicos em Mato Grosso do Sul, do Ministério Público Federal (MPF) e do MPT.

Riscos

Em abril de 2015, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) apresentou um documento em que faz um alerta sobre os riscos que os agrotóxicos representam a saúde da população, e em especial nas causas do câncer.

No documento, o Inca destaca que desde 2009, conforme dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agropecuária (Sindag), o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas e que as vendas dos produtos alcançaram US$ 8,5 bilhões em 2011.