Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Temer diz que Petrobras era "símbolo de algo que estava desajustado"

Presidente discursou no Rio, em evento do setor de petróleo e gás. Ele disse ainda que a Petrobras agora é uma das empresas mais "ajustadas".

G1

24 de Outubro de 2016 - 14:21

O presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira (24), na abertura de um evento no Rio de Janeiro sobre o setor de petróleo e gás, que a Petrobras era "símbolo" de algo que estava "inteiramente desajustado" no país. Ele deu a declaração ao elogiar o presidente da estatal, Pedro Parente, indicado quando Temer assumiu o cargo ainda como interino, em maio.

A Petrobras passa por uma crise desde que a Lava Jato identificou em contratos fechados pela estatal uma das principais fontes do dinheiro irregular investigado pela operação. Também afetou a empresa a queda no preço internacional do petróleo nos últimos anos.

Para Temer, a Petrobras agora é uma das empresas mais "ajustadas" do país. O presidente ainda comemorou o atual valor de mercado da estatal que, segundo ele, subiu nos últimos meses.

"A Petrobras era o símbolo, digamos assim, de algo que estava inteiramente desajustado [...] E hoje passa a ser uma das empresas mais ajustadas do país", afirmou Temer.

"Desde o começo do ano, a Petrobras, que tinha seu valor de mercado de R$ 101 bilhões passou a ter o valor de R$ 240 bilhões, ou seja aumentou em 137% sua cotação no mercado", completou o presidente.

Temer afirmou que a pronta recuperação da Petrobras depende da aprovação do projeto que a desobriga de fazer novos investimentos na exploração do pré-sal, abrindo para a iniciativa privada a atuação no setor.

O presidente lembrou que nesta segunda-feira serão votadas na Câmara as quatro emendas que faltam para aprovação do projeto. Ele manifestou otimismo quanto à votação e afirmou que o governo tem conseguido manter estreito diálogo com o Congresso Nacional.

Ele enfatizou que a instabilidade econômica tem como base, principalmente, a queda do número de empregos no país e destacou a importância do setor petrolífero para a retomada da economia.

"Quando se pretende desafogar a Petrobras e não exigir dela que participe de todos os projetos, queremos trazer os setores da iniciativa privada que possam participar deste projeto e, portanto, gerar empregos. Uma das prontas respostas [contra o desemprego no setor petrolífero] é diversificar a atuação da Petrobras conectada com a iniciativa privada”, ressaltou Temer.

'Cautelosa esperança'

Também presente à abertura do evento, Pedro Parente disse que é possível ter uma "cautelosa e justificada esperança" sobre a recuperação da estatal.

"Temos motivos para ter uma cautelosa e justificada esperança para dizer que a empresa foi recolocada em uma trajetória de recuperação", disse Parente. "Embora tenhamos hoje um bom e sólido plano estratégico, temos agora a parte mais difícil, que é executá-lo", analisou o presidente da estatal.