Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Corpo de Bombeiros Militar inaugura serviço de Busca e Resgate com cães

A solenidade será no Quartel do Parque dos Poderes 6° GBM nos altos da Avenida Afonso Pena, no Parque dos Poderes.

Notícias MS

22 de Março de 2017 - 16:39

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, convida a todos para prestigiarem nesta quinta-feira (23), às 8 horas, a inauguração do serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.  A solenidade será no Quartel do Parque dos Poderes 6° GBM nos altos da Avenida Afonso Pena, no Parque dos Poderes. 

Atualmente o serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães está ativo no 6º Grupamento de Bombeiros Militar e no 5º SGBM/Ind (Coxim).

Há milhares de anos o cão está fielmente ao lado do homem, sendo uma constante na sua vida nas mais variadas atividades. No final do século passado, os cães foram usados para encontrar soldados feridos, sendo denominados de “cães de ambulância”. Também foram empregados na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) na procura de vítimas soterradas em trincheiras, onde muitos soldados feridos tiveram as vidas salvas por eles.

O cão é uma ferramenta que treinado e operado de maneira correta pode ser o diferencial para o êxito de uma operação de salvamento, principalmente quando a vítima precisa ser localizada rapidamente e entre ela e o socorro se encontram toneladas de escombros.

A utilização desses animais conjunta com os militares em salvamentos é hoje de fundamental importância para acelerar o processo de busca e garantir o êxito nas missões, uma vez que as atividades do Bombeiro Militar tornam-se cada vez mais complexas aliada ao aumento de desastres.

O evento contará com a presença do Secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, e demais autoridades do Estado.