Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Transferida para Campo Grande, defensora recebe moção de congratulação da Câmara

Nesta sua passagem por Sidrolândia, à defensora muitas vezes cumpriu um papel que deveria ser exercido pela Câmara ou mesmo pelo Ministério Público.

Flávio Paes/Região News

24 de Maio de 2017 - 09:41

Depois de cinco anos de combativa atuação em Sidrolândia, a defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, está de mudança, depois de ser promovida para atuar no setor de Execução Penal da Defensoria em Campo Grande. Ela ingressou na carreira em 2009 e atuava na cidade desde 2012.

Por iniciativa do vereador Waldemar Acosta, subscrita pelos demais colegas, foi aprovada e entregue uma moção de congratulação, reconhecimento do trabalho que desenvolveu em cinco anos de atuação em Sidrolândia. “Sua atuação não se limitou ao gabinete. Saiu a campo em defesa dos setores da sociedade em vulnerabilidade social. Sejam adolescentes, crianças, idosos, indígenas, assentados, os extratos sociais de menor poder aquisitivo”, destacou Waldemar, que como estagiário na Defensoria, pode acompanhar a rotina da atuação da doutora Thaisa.

Esta atuação firme em defesa dos direitos dos chamados “hipossuficientes”, gerou algumas incompreensões no poder público, especialmente quando recorreu à Justiça para obrigar o município fornecer determinado tipo de medicamento, assegurar a internação ou cirurgia que algum paciente carente precisava. Na gestão do ex-prefeito Ari Basso, alguns secretários chegaram atribuir esta atuação, a um suposto conluio da defensora com setores da oposição para desgastar a administração.

Este tipo de percepção, ainda presente entre os gestores públicos, tem como ponto de partida um raciocínio tacanho (daqueles de que temporariamente estão poder) para quais qualquer crítica ou questionamento, tem uma motivação oculta, trata-se de uma conspiração. Pouco importa se a demanda reclamada seja procedente ou não.

Nesta sua passagem por Sidrolândia, à defensora muitas vezes cumpriu um papel que deveria ser exercido pela Câmara ou mesmo pelo Ministério Público. Intermediou pessoalmente junto à Prefeitura uma solução para o impasse em torno do transporte universitário; teve participação ativa na implantação do Centro de Parto Normal.