Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

Scooby resgata as origens nas ondas pesadas de Puerto Escondido

O primeiro swell de qualidade na temporada na Pipeline Mexicana atraiu os melhores big riders do mundo

FOLHAPRESS

12 de Julho de 2017 - 10:55

Enquanto os tops da elite mundial aguardam o início da etapa em Jeffreys Bay, na África do Sul, os olhos da modalidade mais extrema do surfe estão voltados para Puerto Escondido, no México, palco da abertura do Circuito Mundial de Ondas Grandes (BWT).

O primeiro swell de qualidade na temporada na Pipeline Mexicana atraiu os melhores big riders do mundo. O carioca Pedro Scooby planejava uma expedição pela Austrália, quando detectou a ondulação em Puerto (confira o vídeo da viagem). Ele não pensou duas vezes e fez as malas para o lugar onde surfou montanhas de água pela primeira vez. O surfista de 28 anos volta ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira e depois viaja de férias com a mulher, a atriz Luana Piovani, para Florença e Sardenha, na Itália.

-Eu nunca planejo muito viagem para lugar nenhum, porque é isso, vou para onde o swell vai. Foi o maior swell do ano até agora aqui, eu resolvi vir para gravar um programa do Off que fala sobre a nova geração do sufe de onda grande no Brasil. Deu altas ondas, foram quatro dias de ondas grandes. Isto é raro. As ondas tinham 30 pés de face, uns 10m. Eu estava planejando uma viagem para a Austrália e agora estou no México (risos). Volto amanhã para o Rio, porque depois eu faço uma viagem de férias com a patroa e em agosto vou para Austrália - contou Scooby.

A última vez que o big rider viajou para Puerto Escondido foi há dois anos, ao lado de nomes como Lucas Silveira, campeão mundial júnior em janeiro de 2016. Foi como um resgate às origens, afinal, foi ali que Scooby tomou gosto pela modalidade mais extrema do surfe, quando tinha 20 anos. Oito anos depois, o carioca comentou sobre a relação com o pico mexicano.

- Puerto Escondido é um lugar muito especial para mim. O lugar que eu peguei a primeira onda grande da minha vida. É uma das ondas grandes mais famosas do mundo, tubular, uma onda bem especial e desafiadora. Vários dos melhores surfistas do mundo estavam aqui, como o Greg Long, que foi campeão mundial, o (Pedro) Calado, vice mundial, o Eric de Souza, o Francisco Porcella... Deu altas ondas, a galera arrebentou. Tenho amigos aqui que fiz há 10 anos. É um lugar que eu quero sempre vir, não vinha há dois anos, desde quando fui com o Luquinhas Silveira, pegamos altas ondas – acrescentou.

Após as férias na Itália ao lado da esposa, Scooby parte para outra missão pelo mundo: explorar ondas australianas que quebram sobre um fundo de pedras. A expedição está prevista para agosto. Em outubro, o surfista de 28 anos tem outro destino traçado: a Praia do Norte, em Nazaré, para a temporada de ondas grandes em Portugal.