Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Vale dos Dinossauros, na PB, expõe um dos ossos de dinossauro mais antigos do Brasil

"Sousatitan", espécie inédita no Nordeste, teria vivido no Sertão da PB há 130 milhões de anos.

G1

19 de Janeiro de 2018 - 16:47

O osso do dinossauro “Sousatitan” que foi encontrado em Sousa, no Sertão paraibano, no ano de 2014 voltou à cidade depois de passar por estudos e agora está em exposição disponível para visita do público no Museu do Vale dos Dinossauros. Segundo os paleontólogos que descobriram o fóssil, esse dinossauro é de uma espécie inédita no Nordeste.

Segundo a gerente do Vale dos Dinossauros, Alessandra Mariz, o fóssil já estava em Sousa desde 2016, mas ainda não havia sido catalogado. Ele começou a ser exposto ao público na manhã desta sexta-feira (19).

O fóssil do dinossauro da família titanossautidae foi descoberto por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O estudo que resultou na descoberta começou depois que um fóssil, que seria uma fíbula – osso da perna do animal – foi encontrado na zona rural do município.

Ainda de acordo com o grupo de pesquisa, a estimativa é de que o titanossauro tenha habitado a região há cerca de 130 milhões de anos e tenha vivido na região fluvial do Rio Piranhas. Segundo o grupo de pesquisa, o fóssil é um dos mais antigos já encontrados no Brasil.

Conforme a professora doutora Alcina Barreto, da UFPE, o fóssil foi encontrado por um morador da cidade em 2014, próximo a lagoa de uma fazenda, na zona rural de Sousa. Essa foi a primeira vez que fóssil dessa família de dinossauros é encontrado no Nordeste.

“O morador compartilhou as imagens em redes sociais e tomamos conhecimento. Com a ajuda da secretaria de turismo da cidade, nós recebemos o material, fizemos a retirada da rocha e iniciamos o estudo”, disse Alcina. Outros fósseis dessa família já foram encontrados no interior de São Paulo, segundo a pesquisadora.

Além de professora Alcina Barreto, o grupo de pesquisa é liderado pela professora da UFPE, Aline Ghilardi, que foi primeira autora do trabalho, e também o professor da Universidade de São Paulo, Tito Aureliano.

Horários de visita

O museu Vale dos Dinossauros funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h (horário local). A entrada é gratuita e o visitante conta com um passeio guiado por monitores, onde podem ver outros fósseis e também uma trilha de pegadas de dinossauro.