Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Após lançar Serra, tucanos de MS retornam ao Estado para conversa com André

Midia Max

11 de Abril de 2010 - 20:48

Depois da festa de lançamento da pré-candidatura do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) à presidência da República, hoje em Brasília, lideranças do PSDB local estão retornando para Mato Grosso do Sul na expectativa de uma conversa definitiva com o governador André Puccinelli (PMDB). Até aqui, o chefe do Poder Executivo cujo apoio também é pretendido pela cúpula nacional do PT se absteve de declarar preferências na corrida presidencial.

De Brasília, a senadora Marisa Serrano (PSDB) um dos destaques na festa tucana de hoje informou ao Midiamax que o próximo passo é cuidar da aproximação entre José Serra e André Puccinelli. Serra já se comprometeu a fazer ele mesmo o convite ao governador de Mato Grosso do Sul, resta saber como isso será feito, se haverá ou não a necessidade de um encontro pessoalmente.

Conforme Marisa, a conversa com André terá um tom mais definitivo a partir de agora. É que até aqui, o governador vinha argumentando que não poderia declarar apoio a alguém que não era ainda pré-candidato. A tucana acredita que de agora em diante não há mais razões para pedidos de adiamentos por parte de André. “Isso, ele não fará mais. Te garanto”, afirmou.

Contudo, André revelou ter um compromisso com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Ele pretende aguardar até o dia 15 de abril para somente depois tratar de alianças. Lula desejava o apoio de André para Dilma Rousseff, mas a candidatura de Zeca do PT ao governo do Estado impede o acerto com os petistas.

Mesmo assim, André cumprirá o que prometeu a Lula. “No dia 16, passo a mão no telefone e pergunto: e aí chefe, estou liberado?”, disse aos jornalistas em evento na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, no dia 7 de abril. André chegou a ser convidado para o evento de hoje em Brasília, mas não compareceu. Passou parte do sábado entregando obras públicas no interior do Estado.

A caravana de Mato Grosso do Sul na festa do lançamento da pré-candidatura de Serra contou ainda com o presidente regional do partido, Reinaldo Azambuja e dos demais deputados estaduais Dione Hashioka, Rinaldo Modesto, Onevan de Matos e Ary Rigo, os dois se filiaram ao PSDB no ano passado.

Também estiveram presentes os vereadores de Campo Grande Cristovão Silveira e Roseane Modesto, a secretária de Produção e Turismo Tereza Cristina, o ex-secretário adjunto de Meio Ambiente Marcio Monteiro, além de prefeitos, vices e vereadores do PSDB de Mato Grosso do Sul.

Provocações e emoções tucanas

O evento organizado para 2 mil pessoas reuniu mais de 4 mil. A festa teve como ponto alto o discurso de Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, que resiste à pressão para ser vice de Serra. Em seu discurso, Aécio ressaltou que ficará ao lado do candidato e criticou o governo Lula.

Já Serra, o último a discursar, criticou a divisão do país em classes e regiões e ainda provocou seus adversários ao dizer que" o Brasil não tem dono" e que a oposição está preparada para "quanto mais mentiras disserem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles". Segundo Serra, é "deplorável que haja gente que, em nome da política, tente dividir o nosso Brasil".

O evento teve ainda momentos marcados pela emoção. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou às lágrimas quando Serra dedicou parte de seu discurso de lançamento de pré-candidatura ao Palácio do Planalto para homenagear a ex-primeira-dama, Ruth Cardoso.