Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Política

Governador inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica

Nesta segunda-feira, Riedel janta com presidente Santiago Peña e amanhã visita obra da ponte com ministros.

Campo Grande News

18 de Março de 2024 - 09:28

Governador inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Presidente do Paraguai, Santiago Peña cumprimenta o governador Eduardo Riedel (PSDB), em encontro realizado em julho de 2023 (Foto: Reprodução/Guilherme Pimentel).

Governador Eduardo Riedel (PSDB) inicia os trabalhos da semana com viagem internacional nesta segunda-feira (18). Nesta tarde ele irá para Assunção, Paraguai, para participar de um jantar com o presidente do país vizinho, Santiago Peña.

O evento no Palácio de Ios López, será às 19h. Esta é a segunda vez que os dois chefes de Estado se encontram. A primeira vez foi em julho do ano passado, após a posse do presidente eleito e ambos aproveitaram a oportunidade para tratar da ponte binacional.

Governador inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Reprodução da Rota Bioceânica que irá ligar os oceanos Atlântico ao Pacífico, passando pelo Chile, Argentina, Paraguai e Brasil (Foto: Ilustração)

Durante o encontro de hoje, será assinado a ordem de serviço para pavimentação do último trecho que falta no lado paraguaio e será divulgado o andamento da obra da ponte sobre o Rio Paraguai, que consolidará a Rota Bioceânica, ligando os dois países, conectando a cidade sul-mato-grossense de Porto Murtinho à paraguaia Carmello Peralta.

Na terça-feira (19), Riedel irá com uma caravana de ministros do governo federal visitar a obra, do lado brasileiro. Estão com presença confirmada os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Waldez Goés (Integração e Desenvolvimento Regional) e há a previsão de ter na comitiva o ministro Renan Filho (Infraestrutura).

De acordo com Riedel, as obras estão 50% concluída. Embora tenha sofrido o atraso por conta da burocracia no acordo entre os países para importação de materiais paraguaios, o cronograma de entrega para segundo semestre de 2025 está mantido.

Ainda é esperada a contratação, pela União, de empresa para fazer um contorno na cidade de Murtinho, com praça para os serviços alfandegários. Essa será a contrapartida de infraestrutura brasileira. A obra da ponte é paga pela Itaipu Binacional.