Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Política

Pré-candidatos que queriam ocultar Bolsonaro perderão legenda no PL

A reportagem apurou que o caso foi levado ao conselho de ética da nacional do partido, que deve inviabilizar a candidatura.

Investiga MS

10 de Março de 2024 - 19:15

Pré-candidatos que queriam ocultar Bolsonaro perderão legenda no PL
Jair Bolsonaro, criticou pré-candidatos do Partido Liberal (PL) do Município de Coxim. Foto: Divulgação

Os pré-candidatos a prefeito e vice em Coxim, que relataram preocupação ao aparecerem em foto com Jair Bolsonaro em ato do Partido Liberal (PL) devem perder a legenda para concorrerem na eleição de outubro. A reportagem apurou que o caso foi levado ao conselho de ética da nacional do partido, que deve inviabilizar a candidatura.

Em Dourados neste fim de semana, o presidente estadual do PL, Marcos Pollon, fez críticas ao que chamou de “melancia”, como denominam quem é verde por fora e vermelho por dentro, em referência ao PT. Pollon chegou a cortar uma melancia, dizendo que a fruta, só na mesa, e cortada ao meio.

Pollon disse ainda que o PL em Mato Grosso do Sul é Bolsonaro mesmo e que se não aceitarem, é muito fácil desvincular: “Está no lugar errado”.  Pollon defendeu ainda a candidatura nos 79 municípios, embora tenha deixado claro que o partido não terá tanto recurso para a campanha.

O caso

A reportagem divulgou, nesta sábado, que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, criticou pré-candidatos do Partido Liberal (PL) do Município de Coxim, em Mato Grosso do Sul. Em reunião partidária, ele contou que teve acesso a prints de conversa em um grupo de WhatsApp, onde candidatos queriam escondê-lo de uma material de convocação para ato de filiação.

“Lá, a discussão, entre eles, era: vamos esquecer o Bolsonaro porque é radical, não atrai os votos da esquerda. Detalhe: este candidato é do PL, meu partido”, reclamou Bolsonaro.

Bolsonaro informou que mandou recado para a presidência estadual do PL, hoje sob responsabilidade de Marcos Pollon, dizendo o que precisaria ser feito: “O que falei para direção do estado: este candidato do PL, já que querem voto da esquerda, tem que pegar palanque no cidade e dizer: eu defendo Hamas, terrorismo, ideologia de gênero, que defendem aborto, liberação da maconha, desencarceramento, fim da propriedade privada. Assuma essa posição. Quer ganhar voto da esquerda? Assuma, mas não fique de verde e amarelo se seu corpo é todo vermelho”, criticou.

Bolsonaro reclama de um print que vazou nesta semana, onde pré-candidatos em Coxim sugerem a retirada da foto dele de um encarte para evento no Município: “Eu acho que para ter maior adesão, deveria tirar a foto do Bolsonaro do fundo da arte”, sugeriu Eduardo Introvini, pré-candidato a vice. A candidata a prefeita, Salette Bell, explica que a arte já vem padronizada de Campo Grande, mas sugere a criação de uma separada.

Sallete pondera que as pessoas precisam ir ao evento para ouvi-los e o vice complementa: “A figura do Bolsonaro divide muito a população ainda. Minha opinião”. Salette concorda e pondera que “precisa conquistar a esquerda”.

Introvini vai além e discorda do posicionamento da presidência do partido sobre Bolsonaro. “Senão passa a impressão que ele é um tipo de líder que tem que ser seguido, e não é bem assim. A gente está igual a esquerda, idolatrando o Lula. Não concordo com essa postura do partido, mesmo vindo de Campo Grande. Temos que levantar a bandeira do Partido. Não do nome Bolsonaro. Ainda não”, complementa.