Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Política

Projeto de majoritárias do PL-MS em 2024 já envolve doze cidades

Pollon avança em estratégia de fortalecer pré-candidaturas bolsonaristas à Prefeituras.

Danilo Galvão / Assessoria de Imprensa

20 de Março de 2024 - 07:10

Projeto de majoritárias do PL-MS em 2024 já envolve doze cidades
Foto: Divulgação.

Na história política de Mato Grosso do Sul, o ano de 2024 se apresenta como um possível marco para a quebra de uma hegemonia partidária, entre as prefeituras do Estado. Isso porque, as próximas eleições devem, sensivelmente, reduzir a abrangência da força política, que detém 60% dos atuais prefeitos, e a maior parte dos vereadores locais. Tudo por conta de uma eventual confirmação do potencial de engajamento do Bolsonarismo, fenômeno que tem feito o PL anunciar uma nova pré-candidatura majoritária a cada dois dias em março.

“Já são dez filiados, que se mostram aptos para se apresentarem nas suas cidades como uma viabilidade de mudança. Homens e mulheres de bem, que assumem a sua identificação com Jair Bolsonaro e com princípios de transformação do Brasil defendidos pelo PL. Resultado do nosso trabalho de construção da verdadeira direita sul-mato-grossense, e do empenho dos diretórios municipais”, diz o presidente regional do PL, o deputado federal Marcos Pollon.

No momento, representado apenas por uma Prefeitura, dentre as 79 de Mato Grosso do Sul, o PL não projeta ainda a escala do seu possível crescimento em 2025. Estimativa ainda não traçada para o número de vereadores da sigla, nas próximas legislaturas, e nem para a quantidade de chefes de Executivo que deve conduzir. Entretanto, uma tendência tem sido explícita, até agora: fazendo valer o pensamento de Pollon sobre essas eleições, o partido deve eleger pouquíssimos, ou até nenhum vice-prefeito.

“Há um modelo de gestão, baseado no que o Bolsonaro promoveu, entre 2019 e 2022, que pode sim ser replicado na esfera municipal. Linhas de gestão que envolvem a busca pela redução da burocracia das prefeituras, maior agilidade na resolução de problemas, austeridade fiscal, além de um apoio estratégico ao setor produtivo. A maior parte das cidades do nosso Estado parou no tempo, muito por conta da ineficácia da política, e da adoção de métodos que são contrários ao que defendemos no PL. Com novos nomes, honestidade, união e fidelidade a princípios vamos fazer a diferença”, explica Pollon.

“Direita raiz” terá assessoramento a novos prefeitos do PL

Entre as novidades trazidas por Pollon ao PL, no ciclo como presidente regional - que completa um ano em junho -  é o acompanhamento diário do que acontece em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Radar de inteligência que já alcança as 79 cidades, todas visitadas pelo próprio deputado federal, ainda no ano passado para organização de uma estrutura local. Esforço que tem sido consagrado em 2024 com o aumento de filiações, e o surgimento de pré-candidaturas.

“Existe uma liberdade para cada diretório regional fazer o seu trabalho, mas isso é acompanhado por mim e pelo Bolsonaro. E só será efetivado como candidato nas convenções, pessoas que estejam no perfil definido pelo PL. Acreditamos que 68% dos sul-mato-grossenses são de direita e vamos converter isso em mandatos no ano que vem”, avisa Pollon.

Veja a lista das cidades onde o PL já tem pré-candidatos à prefeitos(as):

- Batayporã : Anderson Paes

- Caarapó: Alessandro Paulino

- Campo Grande: Rafael Tavares

- Corumbá: Pastor André

- Coxim: Salette Bell

- Guia Lopes da Laguna: Drº Max

- Ivinhema : Adão Gouveia

- Jardim: Lizete Bazzo

- Jateí: Odair Pereira

- Maracaju: / Rovilson Corrêa

- Naviraí: Rodrigo Sacuno

- Nova Andradina: Arion de Souza