Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Saúde

Ministério compra vacina contra catapora, que está em falta em MS

Estoques são considerados zerados em Mato Grosso do Sul, com poucas doses reservadas.

Campo Grande News

06 de Fevereiro de 2024 - 10:41

Ministério compra vacina contra catapora, que está em falta em MS
A 1ª dose contra catapora é recomendada aos 15 meses de idade (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami).

Diante da falta de doses da vacina contra a catapora, o Ministério da Saúde fez compra internacional emergencial do imunizante, conforme publicou hoje (6) a Folha de São Paulo. Mato Grosso do Sul é um dos estados que enfrentam seu desabastecimento.

No Estado, o estoque era considerado zerado até 16 de janeiro. Novas doses não eram recebidas desde outubro do ano passado. Quantidade mínima é reservada para casos de surtos e pacientes com saúde vulnerável.

A pasta federal aguarda a entrega de doses para distribuição em todo o País. A falta da vacina persiste também em São Paulo, Acre, Bahia, Roraima, Pernambuco e Rio Grande do Sul, de acordo com o que apurou o jornal paulista.

Suspensão - O desabastecimento começou a ocorrer desde que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu o imunizante devido a mudança do método de produção. A medida foi tomada em março de 2023. Em julho do mesmo ano, o órgão sanitário voltou a liberar a distribuição. Porém, a interrupção impactou o cronograma de entrega, segundo justificou o Ministério da Saúde.

Ainda à Folha, a pasta informou que o laboratório fornecedor voltou a fornecer os imunizantes gradativamente. No mês de janeiro, houve entrega de 559.400 doses, que foram distribuídas aos estados. O Campo Grande News questionou à SES (Secretaria Estadual de Saúde) quantas delas chegaram a Mato Grosso do Sul e aguarda retorno.

A doença - A catapora, ou varicela, é uma infecção altamente contagiosa, causada pelo vírus Varicela-Zoster. Ela se manifesta com maior frequência em crianças, entre o fim e do inverno e início da primavera. Em crianças, geralmente é benigna e tem início, meio e fim delimitado. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante e requer avaliação específica.